quarta-feira, agosto 30, 2006

Correção

Uma interpretação maldosa pode matar um bom texto. Na postagem sobre a crônica de Felipe Peixoto Braga Netto, alguns trechos meus soaram agressivos. Na verdade, a aversão era a preconceitos lingüísticos, à mania de confundir fala e língua e não, à descrição do sotaque feita pelo autor. Pelo contrário, eu, assim como o autor, amo o sotaque mineiro. Mas isso não ficou claro no meu texto, apesar de no final, eu dizer que gostei muito da crônica. Então, em respeito ao autor, eu editei a postagem, fazendo correções para reparar essa minha falha.
Agradeço ao Dave, do "Necessidade de Expressão", por ter me apontado esse erro.

De cara nova

Como todos perceberam, o Aconteceu Virou Texto agora, tem uma nova template, feita, carinhosamente, por Rafael Damasceno. Essa nova cara marca a nova fase do blog, com atualizações mais freqüêntes e principalmente, reafirma a identidade da proposta, que apesar de "velha", não muda. Esse blog é livre e mais que isso, é meu. Aqui, escrevo sobre o que eu quiser e como eu quiser.E quem quiser. Aqui, não é uma sensala jornalística: não há lead compulsório, não há pseudo-heruditismo, não há terno e gravata. Que o jornalismo me obrigue a escrever assim, mas aqui, é o espaço terapêutico para uma escrita experimental, "artesanal", mais humana.
Freqüentemente, ouço alguns comentários desse tipo: "ah, seu blog é cheio de texto, né?! Que preguiça..." Então, penso muito para chegar à seguinte hipótese: talvez tenha texto porque seja um blog de texto. Simples. Outros, comentam assim: "vi o seu blog, nossa, muito engraçado, morri de rir..." Se pensar friamente, isso é ótimo, melhor que: "seu blog é péssimo, até me fez rir de tão ruim". Mas a intenção é falar sério, é usar a ironia (nunca o sarcasmo, porque só quer brincar com os fatos e não ferir) para passar uma mensagem, na grande maioria dos casos, uma crítica...
Enfim, agradeço a todos que visitam o blog e àqueles que sempre deixam seu comentário. Agradeço, principalmente, a Rafael Damasceno pelo carinho e cuidado com este espaço.
Então, aí, está anunciada a template. Como diria os mestres do humor, Hermes e Renato, ela é instrumento de trabalho. Quem gostou, gostou, quem não gostou vai pro c...
Brincadeirinha, quem não gostou, agora, pode ir ao rodapé e enviar suas sugestões para melhorar este blog. Prometo analisar com carinho.
Muito obrigada a todos, comentem sempre que possível e não deixem de visitar os blogs parceiros (ver links à direita).
Até a próxima postagem!

segunda-feira, agosto 21, 2006

Crônica sobre mineiras: é ilegal, imoral, engorda ou todas as alternativas acima?

Circula, na internet, uma crônica de Felipe Peixoto Braga Netto, com o título: Sotaque mineiro: é ilegal, imoral ou engorda? .Nela, o advogado, caracteriza o sotaque mineiro realçando a incoerência da fala com a norma culta padrão.
Uma boa crônica, sem dúvida nenhuma, mas lendo, eu tive a exata mesma dúvida: se tudo que é bom tem um desses 3 atributos,isso aqui, para nós mineiras, é ilegal, imoral ou engorda? Desconfio de que seja um pouco disso tudo. Observe como a intenção do autor fica confusa em alguns trechos:

"(...)Na verdade, o mineiro é o baiano lingüístico. A preguiça chegou aqui e armou rede. O mineiro não pronuncia uma palavra completa nem com uma arma apontada para a cabeça.(...)Eu preciso avisar à língua portuguesa que gosto muito dela, mas prefiro, com todo respeito, a mineira.Nada pessoal.(...)Aqui certas regras não entram. São barradas pelas montanhas.(...) A conjugação dos verbos tem lá seus mistérios, em Minas.(...)Eu sei, eu sei, a gramática não tolera esses abusos mineiros de conjugação.(...)Só porque aqui a língua é outra, não quer dizer que a oficial esteja com a razão.(...)"

A intenção não era exaltar as mineiras? Depois de ler o escrito acima, me responda se concorda com este trecho: "É provável que a essa altura o leitor já esteja apaixonado pelas mineiras..." Sinceramente, é provável que o leitor continue a achar que os mineiros vivem na roça, não sabem nada de gramática e que as mineiras, principalmente, são burras até doer!
Não nego que a fala mineira tenha suas peculiaridades. Mas ao falar dela, é preciso ter muito cuidado para não realçar preconceitos. A linguagem oral é totalmente diferente da língua culta padrão e só "intelectualóides" é quem não sabem disso. Acredito que o autor só queria realçar o seu amor pelo sotaque mineiro, mas não podemos confundir "fala" e "língua". Aqui, em Minas, existe uma língua portuguesa sim, mas a "fala" é diferente, como em qualquer outro lugar, por causa do sotaque.
EU, ASSIM COMO O AUTOR, AMO O SOTAQUE MINEIRO.
Falando em confusões entre língua e fala, vamos falar...

Dquele professor de português da mesa do bar...

Detesto pessoas que corrigem erros de português enquanto a outra está falando. Se é homem, então, mais ainda. É o mesmo que dizer: "eu sei duas regras de gramática, então, meu pênis é o maior aqui da roda!" Advogado é quem tem mania de tentar usar a norma culta padrão como oral. E o resultado é desastroso. O mesmo que usar terno e bermuda juntos. Metade da frase sai correta, metade sai terrivelmente errada, se for considerar a gramática.
Eu desafio os "Srs. Eu Falo Corretamente" a falar de acordo com a norma culta padrão. Duvido que vão se lembrar de empregar ênclise, próclise e mesóclise corretamente por mais de 1 minuto!
Não digo que as pessoas devam falar de qualquer jeito. Mas penso, principalmente, na eficácia de uma comunicação e isso, meus amigos, é pensar na ADEQUAÇÃO da frase. Se a situação é informal, -principalmente, entre amigos- não há a menor exigência de empregar a norma culta. Aliás, nem tente porque vai dar errado!
E se você tem aquele amigo que adora corrigir seus erros de português na frente de todo mundo, peça o currículo dele. Ele tem, obrigatoriamente, de ser, no mínimo, ilustre. Pense no presidente da república. Você usaria a norma culta para falar com ele? Normalmente, sim. Mas, em se tratando do nosso presidente, seria até inadequado. Então, caros amigos, se a gente não precisa da gramática para falar com o presidente, vai precisar pra falar com amigos, numa mesa de bar? Pode ser o amigo que for, vai precisar comer muito angu (e mais muita gramática) pra exigir norma culta de alguém durante a fala, numa situação informal. Corrigir é uma forma dele se impor sobre as pessoas. De mostrar uma pseudo - superioridade, de se auto-afirmar perante os outros. E isso, coleguinhas, é a psicologia que resolve e não, a gramática.

VOLTANDO À CRÔNICA, o autor deixa claro que é apaixonado pelas montanhas de MinaS, pelas curvas das mineiras e pelos deslizes da fala mineira. Esse é o verdadeiro dom dos mineiros: o da expressão. Crônica é muito boa. Parabéns ao autor, que se permite escrever textos bem humorados também.

Hora do merchan:
Abertas as incrições do curso para repórters: "como falar capialmente e conseguir uma entrevista no meio rural". Esse curso faz parte do pacote "Como sobreviver com tudo aquilo que você não aprendeu na faculdade." Os interessados, favor entrar em contato.

terça-feira, agosto 15, 2006

Trânsito

Denúncia feita por um leitor do AVT:

Duplo Flagrante


Photobucket - Video and Image Hosting

Essa maravilhosa foto foi feita no estacionamento do Shopping Del Rey. Repare a dupla canalhice: o automóvel ocupa, visivelmente, as duas pistas e a placa sofreu alterações para que não seja registrada pelos radares.
Este automóvel seguiria impune se não fosse por um detalhe: o adesivo no pára-choque. Seria um Ivair 16222? Ivair seria um político agora relacionado à infração de trânsito? Ajude o AVT a decifrar essa incógnita. Com bons olhos, chegaremos a esse infrator e tomaremos as medidas cabíveis. (Não me refiro a cocô na maçaneta, nem pense nisso. Digo medidas legais cabíveis e não cabíveis legais).

E fique ligado. Naquele exato momento em que você der aquela famosa escorregadinha no trânsito, alguém pode estar de olho!
Nossa equipe de fotojornalistas anônimos não descansa.



sexta-feira, agosto 11, 2006

Notícias do dia

Deus salve a rainha

Um terrível, incrível e surpreendente ataque terrorista foi desmantelado, ontem, pela astúcia da polícia inglesa. (Aquela que matou o brasileiro Jean Charles, lembra?)
Vocês não têm idéia do tamanho desse ataque. Eu não tenho idéia. Aliás, ninguém tem. Repare a superficialidade dos discursos das autoridades:

"Temos certeza de que conseguimos frustrar um plano dos terroristas para provocar um grande número de mortes e muita destruição", afirmou o vice-comissário de polícia de Londres, Paul Stephenson. "Para dizer em termos claros, tratou-se de uma tentativa de assassinato em massa em uma escala nunca antes vista".

Segundo Chertoff, secretário de segurança interna dos EUA, "apesar de a operação ter se concentrado na Grã-Bretanha, ela era sofisticada, contou com a participação de várias pessoas e tinha dimensões internacionais".

A Grã-Bretanha elevou o nível de ameaça no país de "grave" para "crítico", o mais alto da escala de cinco patamares, significando que um "ataque pode acontecer a qualquer momento"."

Coincidentemente, estreou na quarta, "World Trade Center", de Oliver Stone, comovendo espectadores e ressuscitando o pavor de 11/09.

Quem acha que o atentado era mentira levanta a mão o/

Nos aeroportos internacionais, líquidos de todas as naturezas foram proibidos. O líquido proibido mais interessante divulgado pelos jornalistas foi o "gel de cabelo"...


Photobucket - Video and Image Hosting
A única certeza dos EUA é que Osama Bin Laden está por trás disso.
Como a Inglaterra não tinha quem culpar, apontou Ruivo Hering como culpado.


Suzane VOn Richdsjkfhdaskfjlaçkjçkjaçsphen lança Biografia e
mata Charles Manson de inveja.

A jovem condenada a 39 anos e 6 meses de prisão, ainda tem espectativas de ser absolvida pelo assassinato do pai, Manfred. A esperança está na possibilidade de os jurados terem interpretado a sua ação como conseqüência da influência da ilha e assim, reduzir sua pena pela metade, fora chance de progressão para o regime semi-aberto.
Quem afirma o desejo de Suzane em escrever o livro da própria vida é o advogado dela, Mauro Otávio Nacif. No livro, ela contará a própria versão do assassinato dos pais e como conseguiu atravessar o Pacífico.
Suzane também pediu para que ele não dê mais entrevistas a jornais, por se incomodar como os olhares e a curiosidade das pessoas sobre ela. Revelou que gostaria de escrever, apenas para ser poser e não, necessariamente, para que as pessoas se informem sobre ela.
No momento, a jovem está estressada com o trabalho penitenciário. Acabou de ser promovida de fabricante de prendedor de roupa, para fabricante de caixas de papelão.

Photobucket - Video and Image Hosting
"Eu me inspirava na Kate, mas agora, prefiro o Jonh Locke", disse, ansiosa em ver Rodrigo Santoro nos novos episódios de Lost.

Quem vai comprar a Biografia levanta a mão
o/


3a temporada

Iniciaram, hoje, as gravações da terceira temporada. A Globo precisou ceder uma autorização oficial para que Santoro gravasse a série, já que o contrato do ator com a emissora brasileira dura até o final do ano. Damon Lindelof, produtor da série, disse que o ator brasileiro é perfeito uma vez que ninguém nos EUA, conhece o seu rosto.

Photobucket - Video and Image Hosting
Santoro fará papel romântico com a atriz Kiele Sánchez, que interpretou Anne Sorelli na cancelada série "Related".

Quem acha que Santoro dura na série levanta a mão o/

terça-feira, agosto 08, 2006

Notícia de última hora

Hemorróida de Fidel não veio de água batizada.

Paris, 8 de agosto de 2006.

Nem tudo de ruim vem da Argentina. Quase tudo vem. Tá certo que os argentinos são bem fdp, mas não podemos jogar a culpa de todas as desgraças nos nossos irmãos vizinhos. Só de vez em quando.
As últimas notícias sobre o estado de saúde de Fidel revelam que o ditador não adoeceu por tomar a famosa água de Maradona.
Segundo Bezu Fache, da polícia francesa, novas imagens mudaram o rumo das investigações. Você as acompanha exclusivamente, aqui, no Aconteceu virou texto:



(Mais tosco, impossível.)

segunda-feira, agosto 07, 2006

Zebra - Che deve adiar reencontro

Fidel se recupera bem
Cuba, 7 de agosto de 2006.

Durante a última semana, vários líderes da esquerda latino - americana foram procurados para fornecer qualquer informação sobre o estado de saúde do carismático líder marxista-lenista, comandante supremo das Forças Armadas, ditador e presidente de Cuba, Fidel Castro.

Segundo a nota oficial do governo cubano, o presidente precisou passar por uma cirurgia no intestino, após retornar de uma visita à Argentina. O ditador disse que deram-lhe água com um sabor levemente diferenciado, que o fez dormir por longas horas. (Confira o vídeo abaixo) Depois disso, de volta à Cuba, um sangramento intestinal o fez intemrromper suas atividades.

As especulações sobre o verdadeiro estado de saúde de Fidel não param. Alguns especialistas afirmam que o ditador está morto, como estiveram Paul, John Frusciante e Osama Bin Landen. Nesse caso, quem estaria substituindo a imagem de Fidel, seria seu irmão, Raul. Para outros, Fidel ainda não morreu, mas está quase. Para a grande maioria, Lula é quem deveria estar no lugar dele.

Quem decidiu quebrar o silêncio foi Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chavez, presidente da Venezuela: "Fidel ficou contente em ver que o sangue vermelho comunista ainda corre em seu corpo, mas garantiu que apesar do sangramento ter acontecido no ânus, ele ainda é um ditador espada. Estávamos na dúvida se o ditador se recuperaria bem, mas pela manhã, acordou dizendo "Bush filho da puta", então, agora, temos certeza, o velho ainda está em forma."

Os EUA não têm dúvidas de que Fidel esteja vivo e que passe bem. Segundo Condoleezza Rice, "vaso ruim não quebra mesmo", mas os EUA não suspenderão a macumba contra o ditador. Após terminar de fuder o Oriente Médio, Bush deve fazer uma aliança com as mandingueiras da Bahia para resolver o problema. E por enquanto, não há previsões para a invasão da ilha cubana porque os EUA só podem prejudicar um país por vez e o próximo da lista é o Irã. A espectativa é que se parta para a extração de charutos logo após o termínio do furto de petróleo.

Palavra de Miguel Ramirez, nosso representante internacional.
Glória à voz, senhor.


quarta-feira, agosto 02, 2006

Trânsito: a cada movimento, uma nova gastrite

Quem nunca se deparou com um exxxperrto no trânsito? Aquele imbecil, que no exato momento em que se faz notar, causa aquela pontada de ódio em todos a sua volta, na maior cara de pau, com um sorriso "maroto" no rosto, como se dissesse: eu sou mais esperto que todos, eu aprendi a levar vantagem em tudo! Pois é, eles existem e se multiplicam através de geração espontânea. Motoristas de ônibus, taxi, caminhão e moto lideram a lista dos "malas no trânsito". Empatadíssimos com eles, estão os clássicos: aquele que buzina no engarrafamento (como se os trabalhadores da obra dissessem: vejam, aquele cara buzinou, deve ser o único com pressa aqui, vamos terminar essa obra imediatamente para ele), aquele que ao chegar, vê uma fila única de carros à esquerda, mas se aventura sozinho pela pista do meio -vazia- e depois de rir de todo mundo, percebe que no final desta, há uma placa de impedimento. Por que diabos teria uma fila única à esquerda se as demais pistas estivessem liberadas? Mas este tipo de imbecil se acha esperto ao passar pela vazia do meio e ao perceber o vacilo, pede para voltar para a esquerda. O que não deveria ser atendido.), aquele que demora 4 segundos para arrancar, num sinal que se fecha após 5s...Enfim, a lista é grande! Hoje, fui eu, às 18:00h, para a faculdade, refletindo sobre as barbáries do anel rodoviário em obras. Preparei, mentalmente, toda a postagem, pronta para fazer aquele desabafo sobre o trânsito, mas chequei, antes, minha caixa de e-mail e me deparei com esta maravilha abaixo. Naturalmente, mudei de idéia e eis a nova postagem. Aplausos, principalmente, pela iniciativa -levemente irônica- do cidadão e pelo caderno do jornal em abrir este espaço.

ESTADO DE MINAS - Q u i n t a -f e i r a, 2 7 d e j u l h o d e 2 0 0 6.

ABUSO
Motoristas espertalhões rodam pelo acostamento

-Sebastião Ferreira da Silva*, Belo Horizonte.

"Domingo passado (22/7), retornando de pequena viagem e passando pelo trecho da rodovia 381(...), entre 17:30 e 19h, presenciei algo muito comum (infelizmente): dezenas de veículos (inclusive caminhões), conduzidos por motoristas espertalhões, que se julgam com mais direitos que os demais, ultrapassando pelo acostamento, nos vários locais onde havia congestionamentos, comuns no trecho, com pista única e duas faixas de trânsito, como se aquilo fosse a coisa mais normal do mundo. Como de praxe, não existe policiamento para coibir e punir os infratores. Decidi pelo menos anotar as placas de alguns veículos que cometeram a infração:
GTI - 3118, GLL- 7579, GSB- 5320, GOJ- 1844, SOW-9680, GTV- 1486, GMX-8009, GTK-3482, GOL-2973, GUS-9184, GOY-5900, GQN-9924, KCQ-0026
Claro que o órgão disciplinador do trânsito não pode multá-los com base nas minhas anotações. Mas deve, no mínimo, encaminhar aos motoristas sem ética, alguma forma de advertência, fazendo-os ver que estão sendo observados por outros motoristas, conscientes e cumpridores da lei."



Essa é a alma da proposta: aconteceu, virou texto.
Vamos todos listar os tipos de imbecis do trânsito e divulgar suas placas.
É claro que isso não vai dar em nada porque um exxxperto que se preze é cara de pau até a morte! Mas serve para mostrar que aqui não é o Rio de Janeiro e que se quiser ser exxxperto, que se mude para lá. Ou para São Paulo, onde o trânsito é uma bagunça costumeiramente.

*Sebastião Ferreira da Silva é um homem simples, de nome comum, casado, pai de duas filhas e acreditem se quiser, é uma pessoa honesta na receita federal. Com uma viola na mão e alguns textos escondidos, é mais jornalista que muitos do jornal para o qual escreveu. Tião é um dos poucos homens que ainda refletem, que ainda se indignam. Isso, minha gente, é ser aquilo que costumam chamar de cidadão...