Ambigüidade - "Além do dentista, eu uso e recomendo Sensodyne"
Eis que eu estava aqui no computador conversando fiado enquanto ouvia a televisão ligada. De repente, alguma força misteriosa do além me fez prestar atenção na propaganda do "Sensodyne", aquele creme dental para dentes sensíveis. Quem estrela a propaganda é a insossa Malu Mader, que chega ao dentista e reclama não poder tomar nada gelado, nem muito quente. O dentista, à vontade com as câmeras como se estivesse pelado numa missa, responde entre dentes cerrados que também sofria com dentes sensíveis, mas que agora, tudo está "óóóótêmo" porque passou a usar "Sensodyne" com minerais e trololós. Até aí, "Sensodyne" era só mais uma pasta dental para dentes sensíveis. Até que surge a surpresa, aparece a Musa Malu Mader tomando sorvete e a dizer a maravilhosa frase: "Hoje, além do dentista, eu uso e recomendo Sensodyne!"
Leia novamente.
Essa frase me lembrou muito as aulas de Ética/Filosofia do Boaventura! Isso é o reflexo da Modernidade Líquida, é a superficialidade das relações. Ninguém se entrega aos relacionamentos, usamos as pessoas como se elas fossem cremes dentais, que depois de extrairmos o que há de melhor deles, jogamos fora! Isso sem contar o absurdo que é o apoio da mídia ao adultério como sinônimo de emancipação feminina! Malu Mader é uma Musa casada! Por outro lado, a "Modernidade" sugere que por sua vez, as mulheres estão aprendendo que burro amarrado também pasta! "Pasta"! "Pescou, corega?" "Pasta!"
"Sensodyne" é o creme dental da mulher moderna! Moderna como a Malu, que usa e recomenda o uso! É isso aí, mulherada, tem de usar os homens mesmo! O dentista, o advogado, o médico...mas não se esqueçam de usar o "Sensodyne" só porque os publicitários responsáveis cometeram um erro gravíssimo desses, ok?!
PS: Tenha uma boa alimentação e uma boa higiene bucal e talvez você não precise usar "Sensodyne". Uma boa evolução moral pode lhe impedir de usar os homens...
Mas erro absurdo de ambigüidade, só uma boa aula de Português de segundo grau lhe ajuda a evitar! E a sua professora preocupada em lhe enfiar Gramática garganta abaixo...
Eis que eu estava aqui no computador conversando fiado enquanto ouvia a televisão ligada. De repente, alguma força misteriosa do além me fez prestar atenção na propaganda do "Sensodyne", aquele creme dental para dentes sensíveis. Quem estrela a propaganda é a insossa Malu Mader, que chega ao dentista e reclama não poder tomar nada gelado, nem muito quente. O dentista, à vontade com as câmeras como se estivesse pelado numa missa, responde entre dentes cerrados que também sofria com dentes sensíveis, mas que agora, tudo está "óóóótêmo" porque passou a usar "Sensodyne" com minerais e trololós. Até aí, "Sensodyne" era só mais uma pasta dental para dentes sensíveis. Até que surge a surpresa, aparece a Musa Malu Mader tomando sorvete e a dizer a maravilhosa frase: "Hoje, além do dentista, eu uso e recomendo Sensodyne!"
Leia novamente.
Essa frase me lembrou muito as aulas de Ética/Filosofia do Boaventura! Isso é o reflexo da Modernidade Líquida, é a superficialidade das relações. Ninguém se entrega aos relacionamentos, usamos as pessoas como se elas fossem cremes dentais, que depois de extrairmos o que há de melhor deles, jogamos fora! Isso sem contar o absurdo que é o apoio da mídia ao adultério como sinônimo de emancipação feminina! Malu Mader é uma Musa casada! Por outro lado, a "Modernidade" sugere que por sua vez, as mulheres estão aprendendo que burro amarrado também pasta! "Pasta"! "Pescou, corega?" "Pasta!"
"Sensodyne" é o creme dental da mulher moderna! Moderna como a Malu, que usa e recomenda o uso! É isso aí, mulherada, tem de usar os homens mesmo! O dentista, o advogado, o médico...mas não se esqueçam de usar o "Sensodyne" só porque os publicitários responsáveis cometeram um erro gravíssimo desses, ok?!
PS: Tenha uma boa alimentação e uma boa higiene bucal e talvez você não precise usar "Sensodyne". Uma boa evolução moral pode lhe impedir de usar os homens...
Mas erro absurdo de ambigüidade, só uma boa aula de Português de segundo grau lhe ajuda a evitar! E a sua professora preocupada em lhe enfiar Gramática garganta abaixo...
16 Comments:
Puxa, nunca percebi issoq ue vc falou, mas agora vou prestar mais atenção nas propagandas, o quanto agente é influenciados por essas coisa sem preceber...
Eu sonho com o dia em q terei tão poucos afazeres q poderei ficar vendo TV procurando erros de ambiguidade em comercias.
Zuera Pri. Ficou lindo isso aqui. Gostei mesmo. Parabens.
Mesmo porque nada substitui o talento desses publicitários, que abusam e usam do portugês abiguo como forma subliminar de abocanhar consumidores sem cerebro.
Também tinha reparado nisso corega... pesquei!
bjãozão!
Oi proc!!mto bom o artigo viu!!mto bom mesmo!!principalmente na parte q se refera ás aulas de boaVentura!!meu querido amigo!
E Quanto a Malu,Mulher de Tony Chifronésio Belotto,sempre foi uma mulher moderna...que erro há nisso?¿E que o mundo tenha mais mulheres modernas!!E que a minha Mulher seja bastante Conservadora,e q não goste da modernidade!
Vai ver é um anúncio disfarçado de uma ong feminista.
Parabens.
Serei bem breve: sou totalmente a favor da mulher moderna! Estou com a Malu e não abro!
Oi Pri! Ficou ótêmo seu texto! Apesar de você estar querendo jogar na lama a imagem da Maria Clara Diniz eu gostei porque ao menos mostrou o quanto ela é vagabunda. E falando em vagabunda, que mensagem é esta que a Paula deixou? É assim que a gente conhece as pessoas!
Bjão! Sucesso pro seu blog que tá ótimo!
Ficou massa o texto, e eu como mta gente nunca tinha reparado... Alias nessa propaganda eu particularmente fico prestando mto mais atenção na excelente parceria de atuação do dentista galã mexicano c a D. Malu do q no texto ou no próprio Sensodyne.
Fazer o q ...
Priscila serei breve como a TEJANTE...
"MULHER E SENSODYNE DE CU É ROLA!"
ALGO MAIS.... ACHO Q NAO?
Durante a leitura percebi um tom de Laura em sua mesnsagem, uma coisa mais contra a garota propaganda em questão do que contra o slogan. Agora que você levantou essa questão das propagandas de produtos dentários com ex-protagonistas de ex-novelas das 8 (ou 9) queria te perguntar sobre um outro comercial que não pode deixar de ser esquecido: aquele da "arretada e sempre varada de fome" Senhora do Destino. Acho que esse é um bom tema para um possível futuro texto. Será que ela ficou banguela de tanto mugunzá? Ou será que foi a buxada de bode?
Deixando a brincadeira de lado, ficou muito bom seu texto. Bem divertido. Mas tenho outros pra ler..
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Essa propaganda da Suzana Vieira merece meeeeeeeeesmo ser comentada, com certeza!!! Recebi essa mesma sugestão por e-mail também.
Assim que aparecer uma oportunidade, escrevo sobre ela.
Pra provar que ela não passou totalmente batido, repare o "corega", do "Pescou, corega?"
Esse corega foi em homenagem a um amigo meu. A gente se chama assim de tanto zuar essa propaganda ridícula!
No mais, agradeço muito a sugestão.
Pode esperar alguma coisa zuando essa "cola de dentadura" , essa propaganda marlinda!
(Este era o comentário deletado.)
Gostaria de deixar claro,a respeito do texto um sobre as minorias,q por incrivel q pareça, e q o radator do texto nao percebeu,e q AMARELO e uma das 4 raças,a qual abrange os asiaticos,sendo diferente de pardo(ai sim e valido meter o pau),e marrom bombom.Confundir a cor amarela com a raça amarela e algo pra deixar qualquer japones,coreano ou qualquer outro asiatico d pinto pequeno,puto da vida.Espero sinceramente que o maldito responsavel pelo artigo,nao cometa novamente e aquivoco d escrever sobre algo do qual nao conhece.
Poxa vida!! Isso vai encrementar minha aula de Português no 1º Ano!! rsrs
Otimo blog, parabéns
Nossa galera a frase tem duplo sentido!!!!
mais o real signifgicado e que assim como o dentista,que recomendou o produto,ela faz a mesma coisa. assim como o dentista"que recomendou antes" uso e recomendo,om povo tem mente suja!!!
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