quarta-feira, abril 20, 2005

Falando sério...

A proposta do blog é muito clara: tratam –se de textos livres, descompromissados quanto à forma e temas. (Ver “about the blog” no perfil, à direita). Já usamos o humor, agora, passamos a uma série de textos compostos por 6 itens que visam exercer o compromisso social, através de críticas sérias.

Item a: A Reforma Universitária – “What p. is that?”

Muito se tem discutido sobre a Reforma Universitária, essa coisa que você ouve falar, mas não sabe o que é porque o DCE da sua faculdade ao invés de propor questionamentos sobre o tema, aluga “cama elástica”, “parede de rapel” e um mega – fone para recitar poemas de Fernando Pessoa, enquanto algumas massas cinzentas pensantes se esforçam em enxergar os absurdos políticos. Mas ora, não seja tão severo com o DCE. Ele realiza festival de sorvete, o que mais você haveria de querer? Voltando a essa “coisa que está sendo falada na televisão”- a Reforma Universitária -, o governo resolveu chamá-la de: “valorização da universidade pública e defesa da educação como um direito de todos os brasileiros(...)orientada por uma concepção republicana do Estado brasileiro, na qual as instituições públicas têm papel indutor e regulador no processo de crescimento, gerando distribuição de riquezas e de conhecimento.*” Os cinco objetivos básicos dessa reforma seriam: 1)- Fortalecer a universidade pública; 2)- Impedir a mercantilização do Ensino Superior; 3)- Democratizar o acesso; 4)- Garantir a qualidade; 5)- Construir uma gestão democrática.
Que coisa mais linda! Que Governo bonzinho! “Vem cá, Lula, me dá um abraço! Cê é bonzinho demais da conta!" Agora, responda, "o pooooolvo quer saber": Como??? Como isso tudo vai ser feito?
Para responder a essa pergunta, vamos analisar o item 3, o meu favorito: “democratizar o acesso”. Uma idéia brilhante surgiu de uma massa preguiçosa e pressionou o governo: “vamos abrir vagas nas universidades para as minorias!!!”. Pois bem...Item B: Quem é a minoria???

Antes de partirmos para a próximo item, eu gostaria muito de deixar uma homenagem aos DCE´s trololós:

“Meu nome é Adebaldo Corrêa, adoro aparecer com um megafone, sou aluno de Psicologia, estou no 3º período e vou recitar um poema pra vocês, de Fernando Pessoa:

AUTOPSICOGRAFIA
O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de rodaGira,
a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração."

Que coisa linda!
("Aplausos para ele, gente!")

Sem desmerecer o Fernando Pessoa, mas ei, DCE, vá tomar no cu com essas Propostas 23, 24, 25... !!! A Universidade precisa é de consciência. Essa poesia gritada mal e porcamente no megafone está fora de contexto. Aliás, é até uma ofensa a Fernando Pessoa. E não vai trazer consciência política pra ninguém.

Dúvida : Essa cama elástica, na semana do falecimento do Papa, era em comemoração ao óbito??? "Vamos pular nossa dor na cama elástica, gente!"E depois, o reitor afirma que o luto foi decretado...
"DCE, eu não sei o que é Reforma Universitária...Tem problema não, meu filho, é só pular na cama elástica!"

Não sei de quê estou mais com raiva: se foi ter ouvido Fernando Pessoa mal e porcamente, se foi ter percebido a indiferença quanto à morte do Papa, se foi a negligência do DCE quanto à Reforma Universitária, se foi não ter pulado na cama elástica ou, mais grave, terem gastado dinheiro com cama elástica e não terem alugado nem uma máquina de algodão doce!

Críticas ou comentários via “comments”.
Próxima postagem:
"Item B: Quem é a minoria?"
____________________________
* Vide site do MEC.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Noh Pri acabou com o DCE mas falou bem viu, tambem jah tô de saco cheio desse povin hipocrita, o DCE eh um reflexo da politica brasileira,bando de povo sem fundamento!!!!
bjocas e seu blog tah show

8:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

É verdade, grade parte dos DCEs são nada mais nada mesnos que organizadoires de festas e coisa inuteis, afinal é muito mais facil agradar com festas doque com atitudes e conquistas..É isso ai Pri...

8:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hmm... Agora percebo q vc deve ter ficado com raiva demim quando perguntei se Fernando Pessoa era um jogador de futebol.
E minha crítica sobre o DCE resume-se ao ABSURDO de não termos um Playstation 2 com Winning Eleven à nossa disposição lá. É por isso q essa faculdade não presta.

9:07 PM  
Blogger Priscila Cunha said...

Do jeito que foi mal apresentada a poesia do cara, não é de se estranhar que se pense que Fernando Pessoa seja qualquer coisa, menos poeta!

12:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vou ser obrigado a concordar com o q vc falou pri, mas vou fazer do motivo da minha revolta com o DCE o fato apresentado pelo Penera. Eu queria um Playstation tb :(

Belo texto. (Agora falando serio)

6:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Festa? Ta falando de qual DCE?

9:15 AM  

Postar um comentário

<< Home