sábado, dezembro 09, 2006

Retrospectiva: Final de Semestre

Leila Entrevista

No dia 9 de novembro, os alunos do Um (grupo) dos Cinco (grupos a se apresentarem) do Sexto (período) de Assessoria de Comunicação Integrada receberam Leila Ferreira, que reestreou na Rede Minas, seu famoso programa de entrevistas. A convidada é formada em Letras e é mestra em Comunicação, pela faculdade de Londres. Foi também repórter e entrevistadora na Rede Globo Minas por cinco anos e meio e colaboradora do jornal Estado de Minas. Apresentou o “Leila Entrevista” durante cinco anos, na Rede Minas e durante dois anos, na TV Alterosa/SBT. O programa já produziu 12 séries internacionais e mais de 1500 entrevistas.

Nos bastidores do debate com os alunos, confessou, com muito humor, amar a troca do nome de Leila Ferreira para "Leila Entrevista", como é comumente chamada nas ruas. Ao falar sobre o programa, entregou suas piores entrevistas: Ronaldinho (que se recusou a falar mais do que exatos 15 minutos) e Regina Duarte (segundo ela, uma artista de falas prontas, fria e de olhar indiferente). Criticou duramente as instituições de ensino, principalmente as de Jornalismo. Ela acredita que o Jornalismo é dom e prática. O excesso de teoria formaria uma espécie de profissionais apáticos. (Afinal, são mesmo necessários quatro anos para se aprender a fazer lead? Aliás, o lead é mesmo necessário?)

A apresentadora falou muito sobre sua vida pessoal, o que a aproximou muito da platéia. Pode -se dizer que os alunos tenham tido mais lições de vida que orientações profissionais propriamente ditas. Leila, entre várias outras confissões, disse se sentir mal em algumas apresentações em público, fruto da depressão e síndrome do pânico, das quais trata se com bastante cuidado. Entre as histórias marcantes, conta que recusou uma proposta na mais famosa rede de TV inglesa por não conseguir contrariar a mãe, que aguardava a volta da filha pintando a fachada da casa, no Brasil. A apresentadora disse que dificilmente encontraria um lugar melhor que este feito pela mãe, com tanto carinho.

A palestra seguiu tratando das condutas dos profissionais de Jornalismo e Relações Públicas no sentido de como preparar entrevistados e entrevistadores. Mas o melhor de tudo foi a participação do público. Contrariando o que foi proposto, Leila decidiu ser entrevistada por alguém da platéia ao invés de repetir o que faz cotidianamente em seus programas. E a sorteada foi Ana Regina, que não só entrevistou, como conseguiu ser entrevistada!

Foi uma noite incrível de boas discussões e o belíssimo discurso de uma profissional que mesmo em pânico, sabe dominar muito bem a fala.


O AVT apresenta em breve, a entrevista de Ana Regina: "A entrevistadora da Leila Entrevista", da platéia para a Fama. Peço a todos os leitores que têm perguntas a Ana Regina que as enviem para o AVT por e-mail para que possamos reproduzi-las nas próximas postagens.

Fotos: Dante Borges.


3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essa foi a noite mais emocionante da história da PUC Minas. Quem diria... Só o meu grupo mesmo para emocionar, entre outros, PUBLICITÁRIOS.

5:09 AM  
Blogger Filipe Gouvêa Reis said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

9:00 AM  
Blogger Filipe Gouvêa Reis said...

Realmente. Até onde eu vi, já dava pra emocionar. Ela tem muito a manha. Queria ter visto tudo, mas infelizmente não deu.

Claro, dei graças a Deus por nao ter visto os 10 minutos finais, para nao passar mal de tanta vergonha alheia, pelo que me contaram hehehe...

9:01 AM  

Postar um comentário

<< Home