quarta-feira, janeiro 17, 2007

Quebrando o protocolo

Meta para 2007: Ser um coelho.

Recentemente, fui intimada por um grande amigo, Dave Reis e incentivada por Rafael Lima - o dono deste leiaute- a postar as metas para 2007, conhecidas por "43 things" por blogueiros. São raros os momentos em que eu escrevo em primeira pessoa neste blog. Mas um pedido desses rapazes, que tanto apoiaram o AVT desde o início, é uma ordem. E Deus sabe como eu não gosto de receber ordens!
Por isso mesmo, a primeira meta para 2007 é aprender a ouvir calada. Em outras palavras, ser um coelho. Mais que em qualquer outro momento da minha vida, sei que todos, indistintamente, devem buscar ser um coelho. Não sexualmente falando, embora a idéia não seja ruim. Mas um ser visivelmente agradável, bonitinho e astuto. Não falso. Naturalmente, coelho.Do tipo que as pessoas vêem e falam: "mas é só um coelho, que bonitinho! Olha, foi embora e não incomodou ninguém! Como os coelhos são agradáveis!" Seja um coelho e até as crianças vão lhe amar na páscoa. Sabe toda aquela conversa do Bial sobre o filtro solar? Esqueça. Apenas seja um coelho. Eu ia dizer que a principal meta era manter o equilíbrio, amadurecer, desenvolver o lado espiritual, mas ser um coelho resume isso tudo. Acredite, ninguém vira um coelho sem isso tudo.
Além disso, é hora de ser mais egoísta. Durante toda a vida a gente aprende que essa palavra é horrível, mas chega uma hora em que todos precisam ser ao menos ligeiramente, egoístas. Ter mais tempo para si mesmo, para se cuidar, pensar mais em si, em sua própria vida. Ao menos os egoístas se ocupam mais com a sua própria vida que com as dos outros. Ter mais tempo para aqueles que amo, inclusive a família, é fundamental. Ninguém pediu para ter a família que tem. Implorou. E comigo, não podia ser diferente. Aprender outras línguas, ler mais, estudar mais, dormir melhor, me alimentar melhor também estão na lista. No final das contas, tudo se resume ao bem estar moral e físico.
E onde quer que eu for com isso tudo, arrasto a custo de um estômago, todos comigo. E suas metas. As nossas. A de todos. Afinal, é esse esforço que continua a nos mover. Ou a graça de saber que não cumpriremos nem metade, mas o que der, será lucro.
Sem grandes metas impossíveis, entro em 2007 reafirmando que viver é fazer escolhas. E a meta de todos nós deveria ser fazer as escolhas corretas, na hora certa. Não mais importante que ser um coelho, claro.



6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gostei das promessas! Mas o layout não é "meu". É do SEU blog. E vc ajudou muito a faze-lo!
Bjão!

3:41 PM  
Blogger Unknown said...

Adorei o post, embora a idéia de ser coelho me assustou um pouco, devido a traumas de infância.(rs) Os coelhos são meio imprevisíveis: qdo vc menos espera, eles, com aqueles dentes estranhos, tascam uma mordida. Poderíamos mudar o bichano, quem sabe para aquele bicho cinza lindo que nunca lembro o nome, que tinha réplicas nas máquinas de pegar pelúcia da nossa infância... hehehehe

Bom, mas a frase do Lobão, pela voz da Leila, ainda ecoa nos ouvidos: "A pior solidão é a de sermos amados por aquilo que não somos".

E para complementar a frase de Lobão e não soar como "continuemos inertes e imutáveis pela vida, sem nenhum desenvolvimento pessoal", transcrevo uma frase do Eduardo Galeano, que sempre esteve intacta na minha memória: "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar aquilo que somos."

Um 2007 de muitas mudanças positivas para todos nós!

5:48 AM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:58 AM  
Blogger Unknown said...

Ah, esqueci!
Se for pra ser coelho, estou com vc! Mas não deixe essa personalidade linda de lado. Não anule, apenas adapte-a, se assim desejar!!! :)

5:58 AM  
Blogger Filipe Gouvêa Reis said...

kkkkkk... Podia esperar uma lista de 200 promessas, menos a de virar um coelho. O detalhe é que foi a melhor promessa que vc podia fazer. E não é que resumiu absolutamente tudo?

Bom texto Pri, gostei demais das promessas inspiradas na "alma do coelho". Bora pra 2007 todo mundo tentando cumprir 50% de tudo. O que vier depois disso, é lucro e dos altos.

6:37 AM  
Blogger Unknown said...

Oi Pri!

Vou esperar voltar para o Brasil e pensar nessa idéia de ser um coelho. Aqui em Portugal não dá pra ficar assim com esses Portugueses. Além do mais, ainda posso acabar dentro de uma panela. É sim, aqui é muito comum comer coelhos. Infelizmente...

Então fico sendo como o Glorioso, e canto de Galo em qualquer terreiro. KKK...

Parabéns pelo texto!

Bjo

4:02 AM  

Postar um comentário

<< Home