quinta-feira, abril 21, 2005

Falando sério...

É, realmente, peguei pesado com o DCE no item A. Mas expliquei: fiquei puta porque não teve algodão doce! É a força da catarse...

Item B: (Abrir vaga pra minoria na Puta que o Pariu!)
Quem é a minoria???



B.1 – Segundo etnia...

No Brasil, há 180 milhões de habitantes. Destes, 53,7% são brancos, 6,3% são negros, 0,6% são “amarelos”, 0,4% também é o índice percentual correspondente aos índios, 38,4% são pardos, 0,8% não declararam a cor. É óbvio que há pessoas que não declararam a cor. Com definições como “amarelo”, “pardo”, “marrom bombom”, “escurinho”...fica muito complicado responder nossa etnia ao censo demográfico. Eu, por exemplo, devo ser...rosa! Porque branco é um albino que mora numa rua aqui do lado. Ah, não, minto, ele é branquelo. Então, eu devo ser branca, ou amarela, quando deixo de comer...O melhor é responder que tem “cor de burro fugido”! Aí, sim, a coisa se resolve! A cor do Brasil é a de burro fugido! É aquela cor que você não sabe qual é. Como a cor do meu cabelo...
Mas, enfim, o que se sabe segundo o Censo de 2000 é que as minorias são os negros, amarelos, índios e os “burros fugidos”.

B.2 – Segundo Religião

A maioria da população é católica. 15 % é evangélica, 1% é espírita, 0,5% é Testemunha de Jeová e 7% não têm religião.
Eu sou espírita, meu amigo Dave é Testemunha de Jeová e minha amiga Raquel não tem religião. Nós somos minorias, nesse critério. Mas este não se encaixa no programa do Governo. Nenhum de nós ganhou vaga na universidade.

B.3- Renda (distribuição)

10% da população é considerado ricos e detêm 50% da renda. 40% é classe média. 50% são pobres e detém 10% da renda.
Os ricos são a minoria. Mas eles não serão privilegiados pelo programa do Governo. (???)

Agora, falemos de mim:

Eu sou cor de rosa e espírita, mas não me enquadro no programa do Governo porque apesar de ser minoria, nunca sofri nenhuma discriminação por isso, ainda que algumas pessoas pensem que o Espiritismo Kardecista seja macumba e tenha algum tipo de preconceito. Meu cabelo é meio loiro e freqüentemente ouço piadinhas relativas à burrice, mas infelizmente, depois que se descobriu a água oxigenada, eu faço parte da maioria das mulheres. Eu sou bem magra, mas depois que se inventou a fome, a anorexia, a bulimia e a Gisele Bündchen, faço parte da maioria. Meu bisavô era português e se casou com uma índia, então, tenho no sangue, os traços da discriminação. (Burra² = português x loirice!) Mas, dificilmente, vou conseguir me enquadrar no programa do Governo.
Além disso, o meu sangue é tipo O, fator Rh -. Somente 9% da população é O-. Isso significa que eu faço parte de uma minoria. E tenho problemas com isso sim! Na hora de doar e receber sangue, só posso receber de pessoas cujo tipo é O e o fator Rh, negativo. Se eu sofrer um acidente de carro e me ferrar toda, vou encontrar dificuldades para receber sangue! Saber desse empecilho é um motivo de infelicidade na minha vida.
Sou minoria. Mas não faço parte do programa do governo...
Faço parte da classe média, aquela que dá um duro danado, chega a lugar algum, não consegue apoio nenhum do Governo, mas reclama de “barriga cheia”, pois, AINDA não passa fome. Essa classe média também não está enquadrada no programa do Governo. Por essa razão, eu estudei ora em escola pública, ora em particular (com aqueles “descontos chorões”). Por essa razão, eu tive de assentar meu lindo traseiro numa cadeira de cursinho pré-vestibular durante 5 horas e estudar mais 6 em casa, durante 6 dias da semana. Por essa razão, enfrentei 38 candidatos por vaga para tentar entrar numa faculdade federal. Por essa razão, minha vida estudantil não foi nada fácil. E por essa razão, de tanto me esforçar para entrar em uma faculdade federal e não conseguir, tive uma crise de stress e na seqüência, depressão. Mas por essa razão continuei estudando, me esforçando...
E eu pergunto: se questões raciais é um fator sangüíneo e eu sou O- (minoria), descendente de índio, mesmo tendo o olho claro, porque precisei passar por isso tudo? Por que o Governo não me deu uma vaga?
Numa situação de emergência, no meio de uma selva, por exemplo,com todo o dinheiro do mundo, talvez, eu não consiga comprar sangue O-. Mas, se uma minoria racial tem dinheiro, compra uma vaga na universidade...
Já que nem cor e nem sangue passam ninguém no vestibular, por que eu não uso meu tipo sangüíneo e meu fator Rh pra tornar minha vida mais fácil? Por que eu tenho de me esforçar tanto se quiser conseguir chegar em algum bom lugar na vida?
O que se viu até agora foi eu tentando arrumar uma série de pretextos para facilitar as agruras do meu cotidiano. E logo se viu que sangue não é uma boa desculpa para se ingressar de pára – quedas em uma universidade...
Já o fator renda, é questionável. Esse pode ser de fato, um empecilho ao ingresso na universidade. Este, nós iremos defender, a seguir. Essa talvez seja a minoria que o Governo quer ajudar...
Próxima postagem, item C.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Novamente um texto muito bom!
Mas queria deixar uma coisa clara quanto ao caso de você ter sangue tipo O e fator Rh-. Realmente esse é um tipo de sangue muito raro. Mas caso você sofra um acidente ("isola!" como diria minha avó) e não encotrasse sangue O - você poderia receber uma tranfusão de uma pessoa O +. Isso acontece porque os antígenos Rh presentes nas hemáceas não seriam capazes de sensibilizar seus sistema imune a tempo de desencadear uma reação de aglutinação que poderia ser danosa a sua saúde. Mas no caso de uma segunda tranfusão de sangue, você teria que recer sangue O -. Isso porque células de memória capazes de produzir anticorpos contra o fator Rh já estão presentes em seu organismo, e aí sim está o perigo.

11:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:47 AM  
Blogger Priscila Cunha said...

Pois é, cara! Esqueci de falar:
desconfio seriamente que eu tenha sofrido uma heritroblastose fetal! Não sei da história ao certo e meus pais não se lembram também pra me explicar direitinho (estavam mais preocupado comigo que com saber explicar o diagnóstico 20 anos depois!), mas eu tive icterícia, fiquei malzona, mil séculos de incubadora até poder ir pra casa. Fora ter nascido pré-matura! Sinceramente, acho que rolou uma heritroblastosezinha! hehehe Brincadeirinha, a heritroblastose é caso de mãe Rh -, com filho +. Não sei o que rolou, mas sei que tive um tilt por causa do fator Rh.
Mas seu comentário procede!!! E como!
Vou lhe nomear para ser consultor de assuntos biológicos pra orientar o Saulo Roberto Varela, o médico colunista do http://www.aconteceuviroutexto.blogstpot.com . Isso aqui é avacalhado, mas é certinho! hehehe
Muito obrigada pela orientação!

Vai ver Eristroblastose é quando a mãe é Rh - e o filho Rh +. Já a Heristroblastose, a mãe é + e o filho, -. kkkkk Analfabeta! Quase me bateram pq eu escrevi com H. E reclamam por e-mail ainda!
ÔÔô trololó biológico!
Se é com H ou sem H, fodas! Vai KH mesmo!

Estes eram os comentários deletados. Precisaram ser "repostados" porque estavam sem indicação de "remetente".

12:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pri, perdi as contas do numero de vezes e quesitos em que eu me defino como "minoria", lendo seu texto. E como vc, tb nao fui jogado na Federal, pq será? Será que fui discriminado por ser minoria? Mas não deveria ser o contrário?

:confused: :confused: :confused:

6:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este texto é para se ler ouvindo "Jesus Negão" com suas devastadoras estatísticas apresentadas em sua letra.

8:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como integrante de uma "minoria" (no caso negro), acho que estabelecer cotas para pessoas negras em faculdades uma falta de respeito. O negro não é menos inteligente do que ninguém, o que acontece que grande parte deste grupo estuda em escolas públicas, estas oferecem pouca ou nenhuma base para que seus alunos compitam com alunos de escolas particulares.

8:30 PM  
Blogger Priscila Cunha said...

Dave, qualquer pessoa desse mundo que não quisesse estudar, conseguiria um perfil de minoria pra se enquadrar nessas cotas do Governo!
Eu concordo com o Paulão: o negro não é menos inteligente mesmo! Essa questão das escolas públicas vai ser discutidas, mais pra frente. Inclusive, essa questão do mais burro ou menos burro, tb!
Eu sabia que o Penera iria citar "Jesus Negão". Eu até pensei em fazer essa honra, mas fiquei com pena do que eu receberia por e-mail...

Obrigada pelos comentários!
Bjos pra todos!

8:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isso aí. A cor foi simplesmente um imediatismo do governo, pra fazer bonito frente aos menos instruídos(que são a maioria) e acharam legal a iniciativa. Se for pra tomar atitudes imediatistas, que sejam as da escola pública. Tá tudo errado, corega, tudo.

11:02 AM  

Postar um comentário

<< Home