quarta-feira, agosto 02, 2006

Trânsito: a cada movimento, uma nova gastrite

Quem nunca se deparou com um exxxperrto no trânsito? Aquele imbecil, que no exato momento em que se faz notar, causa aquela pontada de ódio em todos a sua volta, na maior cara de pau, com um sorriso "maroto" no rosto, como se dissesse: eu sou mais esperto que todos, eu aprendi a levar vantagem em tudo! Pois é, eles existem e se multiplicam através de geração espontânea. Motoristas de ônibus, taxi, caminhão e moto lideram a lista dos "malas no trânsito". Empatadíssimos com eles, estão os clássicos: aquele que buzina no engarrafamento (como se os trabalhadores da obra dissessem: vejam, aquele cara buzinou, deve ser o único com pressa aqui, vamos terminar essa obra imediatamente para ele), aquele que ao chegar, vê uma fila única de carros à esquerda, mas se aventura sozinho pela pista do meio -vazia- e depois de rir de todo mundo, percebe que no final desta, há uma placa de impedimento. Por que diabos teria uma fila única à esquerda se as demais pistas estivessem liberadas? Mas este tipo de imbecil se acha esperto ao passar pela vazia do meio e ao perceber o vacilo, pede para voltar para a esquerda. O que não deveria ser atendido.), aquele que demora 4 segundos para arrancar, num sinal que se fecha após 5s...Enfim, a lista é grande! Hoje, fui eu, às 18:00h, para a faculdade, refletindo sobre as barbáries do anel rodoviário em obras. Preparei, mentalmente, toda a postagem, pronta para fazer aquele desabafo sobre o trânsito, mas chequei, antes, minha caixa de e-mail e me deparei com esta maravilha abaixo. Naturalmente, mudei de idéia e eis a nova postagem. Aplausos, principalmente, pela iniciativa -levemente irônica- do cidadão e pelo caderno do jornal em abrir este espaço.

ESTADO DE MINAS - Q u i n t a -f e i r a, 2 7 d e j u l h o d e 2 0 0 6.

ABUSO
Motoristas espertalhões rodam pelo acostamento

-Sebastião Ferreira da Silva*, Belo Horizonte.

"Domingo passado (22/7), retornando de pequena viagem e passando pelo trecho da rodovia 381(...), entre 17:30 e 19h, presenciei algo muito comum (infelizmente): dezenas de veículos (inclusive caminhões), conduzidos por motoristas espertalhões, que se julgam com mais direitos que os demais, ultrapassando pelo acostamento, nos vários locais onde havia congestionamentos, comuns no trecho, com pista única e duas faixas de trânsito, como se aquilo fosse a coisa mais normal do mundo. Como de praxe, não existe policiamento para coibir e punir os infratores. Decidi pelo menos anotar as placas de alguns veículos que cometeram a infração:
GTI - 3118, GLL- 7579, GSB- 5320, GOJ- 1844, SOW-9680, GTV- 1486, GMX-8009, GTK-3482, GOL-2973, GUS-9184, GOY-5900, GQN-9924, KCQ-0026
Claro que o órgão disciplinador do trânsito não pode multá-los com base nas minhas anotações. Mas deve, no mínimo, encaminhar aos motoristas sem ética, alguma forma de advertência, fazendo-os ver que estão sendo observados por outros motoristas, conscientes e cumpridores da lei."



Essa é a alma da proposta: aconteceu, virou texto.
Vamos todos listar os tipos de imbecis do trânsito e divulgar suas placas.
É claro que isso não vai dar em nada porque um exxxperto que se preze é cara de pau até a morte! Mas serve para mostrar que aqui não é o Rio de Janeiro e que se quiser ser exxxperto, que se mude para lá. Ou para São Paulo, onde o trânsito é uma bagunça costumeiramente.

*Sebastião Ferreira da Silva é um homem simples, de nome comum, casado, pai de duas filhas e acreditem se quiser, é uma pessoa honesta na receita federal. Com uma viola na mão e alguns textos escondidos, é mais jornalista que muitos do jornal para o qual escreveu. Tião é um dos poucos homens que ainda refletem, que ainda se indignam. Isso, minha gente, é ser aquilo que costumam chamar de cidadão...

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É como eu digo: Assim que eu tiver um dinheirinho sobrando, vou comprar uma furreca de 1000 reais apenas para bater em TODOS os veículos que me causarem indignação. Claro, os ixpertos serão alvo principal. Mas também não vou deixar de "presentear" os imbecis que andam a 30km/h na pista da esquerda (e a da direita COMPLETAMENTE livre). Também vou passar em cima de pedestres que não atravessam pela faixa no momento correto. É... Acho q além do carro velho vou precisar de uma identidade falsa e um excelente advogado.

5:57 AM  
Blogger Filipe Gouvêa Reis said...

Como já disse anteriormente, não deveria ter lido o post até o fim das obras do anel. Pelo visto, até o fim desse semestre, vou chegar na PUC todos os dias a noite recitando uma nova frase dele.

9:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Penera, concordo com vc. Vou comprar um carro mto velho e detonar geral. Até pensei em te falar que vc poderia contar com meus trabalhos jurídicos, mas com essa minha atitude acho que eu tb vou precisar de um advogado.(risos)

Meu pai é o máximo e a Pri é o máximo!

Beijosssss!

6:51 AM  

Postar um comentário

<< Home