segunda-feira, outubro 13, 2008

Eleições (8) - Debate da Band

E A CULPA É DA INTERNET

Se eu não tivesse assistido ao debate, iria pensar que toda a imprensa mineira se articulou a favor de Lacerda. Não seria novidade, mas, penso que ainda exista alguns gatos pingados não patrocinados por Aécio.

No debate da Band, ontem, Lacerda realmente levou a melhor sobre Quintão. Mais agressivo, partiu para o ataque. Abandonou a postura defensiva que adotou no debate da Globo.

Um dos momentos de destaque foi a pergunta sobre a experiência adversária em gestão:

"Leonardo, em uma entrevista sua ao jornal 'O Globo', no último dia 7, o senhor afirmou - ou está escrito lá que o senhor afirmou -: 'Pegaram uma pessoa que nunca havia sido nada e quiseram transformar em prefeito da capital'. Muito bem. Prezado eleitor, eleitora, eu tenho 62 anos de idade; fui secretário de Desenvolvimento do governo Aécio; trouxe 30 bilhões de investimentos para Minas Gerais; fui secretário-executivo do governo Lula no Ministério da Integração; sou formado em administração de empresas e tenho uma larga experiência. Aí, eu pergunto para o candidato Quintão: qual é a experiência executiva, de gestão, que o senhor tem ao longo da sua vida, que o credencia a gerenciar uma cidade do porte de Belo Horizonte, com um orçamento de 7 bilhões de reais e uma população de 2 milhões e 400 mil habitantes?"

Quintão respondeu que foi deputado federal e estadual. Disse que é na Câmara e na Assembléia é que se adquire experiência. Lembrou que essa inclusive foi uma declaração do Governador.

Os ataques a Quintão também vieram da imprensa. Eduardo Costa, da Itatiaia, "imparcial como deve ser a imprensa", perguntou ao candidato como ele se livraria do trauma que as demais administrações do PMDB trouxeram à BH. Quintão foi objetivo: "eu, sou eu. (...) Você tem que perguntar isso para o Itamar Franco". Lembrou que as citadas administrações foram há mais de 30 anos e que cada partido tem seu problema. Cabe então ao eleitor fazer a escolha.

No final, Quintão elogiou o bom nível dos debates em BH. E comprometeu-se a continuar sem ofensas ao adversário. Lacerda, então, partiu novamente para o ataque. Disse que Quintão discursa contra o baixo nível, mas, que em nada foi solidário a Lacerda, quando cartazes com acusações de "mensaleiro" foram espalhados pela cidade. O "candidato da aliança" reclama também da campanha feita por Quintão para que os eleitores acessassem a internet, meio em que as mensagens contra Lacerda foram espalhadas.

Quintão se explicou dizendo que pediu para os eleitores conhecerem as propostas e por isso, acessassem a internet. Sobre os cartazes, disse: "eu se fosse você, nem comentava isso. (...) Ninguém viu esses cartazes. (...) Eu não vi até hoje".

E Lacerda continuou com o discurso de que não era mensaleiro; de que tinha um documento assinado por Osmar Serraglio, deputado federal e relator do PMDB, e Delcídio Amaral, senador e presidente da CPI, comprovando sua inocência. Ressaltou que a família dele está sofrendo com as acusações e que perdeu muitos eleitores por causa dessa "difamação feita pela internet".


Crédito da imagem: blog do Caio César.

6 Comments:

Blogger Priscila Cunha said...

Lacerda continua se apresentando de forma estranha. Uma expressão sempre de "homem exausto". Mas, dessa vez, tentou ser mais que um poste. (Ainda que continue dizendo "nós vamos fazer tal coisa" - que nós, eleitores, sabemos bem a quem o "nós" dele se refira).
Por outro lado, a simpatia de Quintão parece não ter surtido o mesmo efeito do debate da Globo. O candidato não estava mais tão seguro e pode ter sido surpreendido pelo inesperado ataque de Lacerda. De repente, o poste andou, falou e foi pra cima.

A imprensa mineira continua me dando nojo. Principalmente, o lixo do "Grande Jornal do Mineiros", que não descansa enquanto não eleger o "candidato da aliança". Ontem, estampou na capa uma entrevista com o seu maior patrocinador, Aécio Neves, dizendo que "a vitória do Márcio é a vitória de um amplo projeto de convergência que nasce em Minas, e a sua derrota é a derrota deste projeto".

Ontem, tb vi o debate dos candidatos de São Paulo, dona Marta e Seu Kassab. Realmente, um nível mto mais baixo que os debates mineiros.

Mas, essa conversa do Lacerda sobre as más intenções do Quintão com relação à internet foi polêmica. Isso porque Quintão caiu na besteira de dizer "pesquise tb A VIDA dos candidatos...". É claro que Quintão não é ingênuo. Ele sabia muito bem que a Jô, principalmente, fazia campanha contra Lacerda na internet. E convenhamos, "ninguém viu esses cartazes" foi o pior argumento do mundo!

Acho ainda que Lacerda demorou para explicar o lance do mensalão, se de fato, é inocente. Pq é fato: o nome dele consta na lista de mensaleiros. Era inevitável que alguém fosse falar disso.

Lacerda se esqueceu ainda de que não foi só a história do mensalão que o fez perder votos. Foi a própria "aliança" entre os partidos, que tentaram enfiar "goela abaixo do povo mineiro".

A massa pode até ser burra, mas, agora, ela se articula (pro bem ou pro mal). Vai levar a vantagem o candidato que souber explorar melhor essa articulação. Discursar contra a internet ou culpá-la de fracassos de estratégia é "nadar contra a maré" e inevitavelmente, perder mais votos.

A meu ver, os candidatos estão empatados. Um debate para Quintão (Globo, no primeiro turno) e outro para Lacerda (Band, no segundo). Vamos ver o que vem pela frente.

7:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olha a ressurreição do Lacerda chegando aí pessoal!

8:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

Priscila, que nojo da imprensa, concordo com vc. Só rir das entrevistas feitas antes do debate, com partidários do Lacerda ao fundo. Foi engraçado como só mostraram as bandeiras com o 40, e não do Quintão tb, como deveria ser... qualquer jogo de futebol é assim! Engraçado também quando o repórter continuou a sua fala, mas foi interrompido para que fosse filmado mais um pouco a torcida de Lacerda.

Se votasse em BH, meu voto já estaria decidido. Mas quem está na dúvida, ontem teve argumentos a favor de Lacerda, pq ele realmente foi melhor, foi mais seguro nas respostas e apresentou melhor suas propostas. Agora, que o Quintão levou desvantagem dos jornalistas imparciais, isso não há dúvidas. Mas a melhor resposta foi dada ao Eduardo Costa, da Itatiaia: "Se prefeito, quem governar vai ser eu, e não esse prefeito que nem sei de quem tá falando. Isso aconteceu há trinta anos, eu tinha acabado de nascer!" Pelo menos um pontinho ele merecia. Vamos esperar agora pelos próximos debates.

11:42 AM  
Blogger Ruleandson do Carmo said...

AI, gente essa Itatiaia é realmente o fim. Eu ainda voto nulo! Parabéns pela cobertura e pelo que li aqui o Quintão se saiu bem. Andam enviando vídeos falando mal do Quintão... pessoal da campanha do Lacerda. Ops! falei!

9:01 AM  
Blogger Priscila Cunha said...

Nossa, foi só eu dizer que o nível não estava baixo pra começarem a veicular uns vídeos capengas na TV. Lamentável.

9:28 AM  
Blogger Unknown said...

Hahahah... vídeos apelativos são normais... mas o que me deixa mais indignado nessa história toda é o fato do Pimentel, um excelente prefeito, e o Aécio apoiarem um cara como o Lacerda. Pra mim nem interessa se o Quintão é bom ou não, na verdade acho que ele deve ser fraco, mas como disse a Priscila, só o fato de que nossos governantes acharem que vão nos empurrar goela abaixo um candidato qualquer me faz querer votar no Quintão. E acho que as pesquisas estão indicando isso (pelo menos na que vi hoje, o Quintão tem 51% contra 33% do Lacerda). Acho que a tal aliança PT, PSDB que deu tanta repercussão nos partidos vai acabar morrendo na praia. E torço para que morra mesmo.
Pra mim, como já disse algumas vezes, a política no Brasil é um grande circo. E essa história de voto consciente blá blá blá, não resolve p**** nenhuma. E com certeza nós somos os palhaços. Culpa minha também, que aceito tudo sem fazer nada. Rs.

7:14 AM  

Postar um comentário

<< Home