quarta-feira, maio 07, 2008

A ação da assessoria de imprensa

Não tenho qualificação para opinar se a ação da polícia foi correta ou não. Mas a estratégia da assessoria foi cheia de deslizes. Divulgar que a polícia tinha o casal como suspeitos me deu a sensação de que pela experiência de trabalho, os policiais envolvidos tinham feeling o suficiente para acusar o casal; bastava apenas ir atrás dos laudos para isso. Era algo tão certo o fato de o casal ser culpado, tão óbvio, que não seria difícil uma condenação. Afrouxou-se o rigor dos procedimentos, com falhas absurdas como deixar o apartamento aberto etc. E aí, iniciou-se a divulgação das falhas investigativas que agora, dão à defesa uma oportunidade imensa de redução da pena.
Em um dos canais que mantiveram imagens ao vivo da delegacia o dia inteiro, tive a oportunidade de ver, no instante em que eu liguei a TV, o assessor da polícia, na porta, decidindo se saía para falar com a imprensa ou não. Eu pensei: isso lá é decisão que vc toma na porta?! O cara andava pra frente, pensava melhor, voltava. Arrumava gravata, cabelo, arriscava uns passos, pensava e voltava pra dentro da delegacia. Tudo isso, em frente às câmeras. Por fim, decidiu sair. Estufou o peito, andou a passos largos para dizer: "no momento, interesses da polícia e da imprensa são conflitantes. Não vamos nos pronunciar sobre o assunto. Aguardem a coletiva de imprensa, na terça-feira". Bom...pelo menos, apareceu na televisão. Na tal terça-feira da coletiva, o que aconteceu? Empresas deslocaram profissionais, carros de reportagem, equipamentos; profissionais se bateram para conseguir local estratégico; freelans pararam o dia pela oportunidade de um trocado e... a assessoria cancelou a coletiva, minutos depois do horário marcado, quando todos os profissionais estavam prontos para fazer o trabalho.
Isso sem contar a quantidade de declarações que mais pareciam coisa do Borat, treinando piada americana: "Achamos sangue da menina no carro. NOT!" E a incrível justificativa: divulgamos informações falsas para "desestabilizar a defesa". Que eu saiba, a defesa é problema da promotoria. O trabalho da polícia era ajudar no sentido de obter provas concretas que incriminassem e não, prejudicar a defesa. E outra coisa: se é para agir de modo a não ter defesa, condena logo e pronto! Que tal queimar na fogueira? Alguém sabe se matéria em decomposição pode render combustível? Está uma onda de recusar o etanol...

Aí, foi-se, ao menos pra mim, toda a boa imagem que a polícia vinha sustentando.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Do ponto de vista da comunicação, a assessoria da polícia foi um fracasso.

Mas na visão geral, tudo foi um fracasso nesse caso e escancarou o despreparo da Polícia, dos legistas e praticamente todos os órgãos envolvidos nesse caso.

Tanto que já dá pra duvidar se esses 2 leverão as penas merecidas.

10:29 AM  

Postar um comentário

<< Home