quarta-feira, outubro 15, 2008

Eleições (10) - Pesquisa Ibope

A Rede Globo e O Estado de São Paulo divulgaram hoje uma pesquisa do ibope sobre o segundo turno da eleição para a PBH.

Leonardo Quintão tem 51% das intenções de votos. Márcio Lacerda tem 33%. Votos brancos e nulos somam 6%. E os eleitores que não sabem ou não responderam, 9%. A pesquisa ouviu 1.204 eleitores na capital. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Muito bem. Só não entendi uma coisa: o que significa o 1% que falta?
(51% + 33% + 6% + 9% não somam 99%?)



Imagem da matéria divulgada hoje no MGTV 1ª edição.

11 Comments:

Blogger Priscila Cunha said...

Se foi erro de conta (sim, nós jornalistas somos péssimos em cálculos) ou arredondamento maluco o resultado em si diz que Quintão lidera as pesquisas. Ao que tudo indica, "vai ganhar e vai chutar a bunda deles"! Ou a nossa. Ou a de todos. Enfim, resta-nos esperar para vermos.

O que não passou batido foi o interesse de São Paulo (jornal Estado de São Paulo)nesse segundo turno.

6:02 PM  
Blogger Flavimar Dïniz said...

O 1% deve ser aquele dito cidadão respeitável, que ganha uns trocados por mês, tem um Corcel 62 que fica na garagem porque, durante a semana, ele pega duas conduções de sua casa, na região metropolitana, até o emprego, porque nenhum prefeiro da capital teve, até hoje, a grande idéia de trabalhar de forma integrada com as demais cidades que circundam BH, muito provavelmente porque a obrigação de olhar por elas é do governo do estado.


Ou então é erro de conta mesmo!

7:51 PM  
Blogger Unknown said...

Na verdade não é erro de conta. Eles preferem mostrar dados redondos (51%, 33%), mas com certeza os resultados obtidos não foram redondos (vamos supor 51,35%, 33,47%). Os erros com certeza estão nas aproximações feitas.
Só como exemplo: Se vc arredondar o resultado de uma divisão de 100 por 3 (33,33333...) vai obter como resultado 33 (menor que 5 após a virgula arredonda pra baixo). Na hora que multiplicar por 3 novamente = 99. Perdeu um no arredondamento. Resumindo, o ideal seria mostrar: Quintão tem 2137/4200 das intenções de voto, aí você na hora que somasse iria obter 1 (ou 100%, lembrando que o % divide o resultado por 100 rs). Mas aí acho que seria bem pior. Melhor mostrar tudo resumido mesmo e correr o "risco" de perder 1% nos arredondamentos.

8:18 PM  
Blogger Priscila Cunha said...

Exatamente. Mas, eu não poderia perder a piadinha pra brincar com os jornalistas (e comigo, claro).

Mas, a gente pode aprofundar a discussão. E viajar numa coisa que me incomoda muito no Jornalismo que é o fato.
Em nome da imparcialidade jornalística, do compromisso com a verdade, o pessoal cria esse tipo de situação "factualóide". Pensemos: se o resultado fosse 44,333...% e eu arredondasse para 44,3 eu já alterei um dado do real.
Não existe um menos ou mais fato (isso se você considerar que existe um fato, uma verdade absoluta).
Então, já que vc arredondou para forçar um número inteiro, força a soma para o 100%.
Ou seja: já que é impossível chegar no fato (em si, na verdade absoluta), faça uma representação que seja mais harmônica para o público.

Mas, aí, eu aposto que alguém vai falar de manipulação...

8:34 PM  
Blogger Ruleandson do Carmo said...

O 1% sou eu, 1 dos que odeiam essa palhaçada chamada política!

8:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Priscila,a conta não está errada,é que só foram entrevistadas 99% das pessoas....espero ter ajudado

Abraços

3:29 AM  
Blogger Paulo Henrique Lafetá said...

Este comentário foi removido pelo autor.

4:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lindo também foi ontem na Sportv.
CINCO jornalistas tentando fazer a conta de quantos minutos dariam 4 jogos de futebol (4x90).

Maravilhosamente, depois de quase um minuto, NÃO conseguiram chegar a um resultado e trocaram o asssunto.

6:18 AM  
Blogger Priscila Cunha said...

O inetressante é que a gente completa o 1% mentalmente. Vc só soma de verdade, qdo a imagem está congelada, como na foto.

Ou então, já tem o espectador que confia que aquilo ali deva dar 100%, sem nem se atentar para os números pq o que interessa mesmo é saber quem tá ganhando ou não.

6:37 AM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:41 AM  
Blogger Unknown said...

Uai, acho que o fato principal é que o Quintão está na frente nas pesquisas, e isso não foi muito alterado pelos arredondamentos matemáticos. Apesar da diferença de 1%, acho que eles se preocuparam em mostrar a diferença entre os dois candidatos. Engenharia que faz cálculos extremamente complexos é cheia de arredondamentos que geram erros (mas facilitam cálculos, ou até tornam cálculos impossíveis possíveis). Como dizem, bom engenheiro é aquele que sabe o quanto está errando. Rs.
Acho que a imensa maioria das pessoas não para nem pra imaginar o que realmente significam essas porcentagens. Por exemplo, chegar a conclusão de que se o Quintão tem 51% do total de votos e o Lacerda 33%, então o Quintão tem 60,7% dos entrevistados com intenção de voto "definido" (51 / (33 + 51)), não deve ser uma coisa comum para a maioria das pessoas. RS.
E viva a matemática!

8:43 AM  

Postar um comentário

<< Home