terça-feira, outubro 14, 2008

Eleições (9) - E daí, se for?

Já falamos do baixo nível das campanhas, principalmente, em São Paulo. Até então, as discussões eram de natureza moral. Mas, agora, a discussão passou a ser sobre a opção sexual dos candidatos. E de sexo, a Marta diz que entende.

Hoje, na sabatina de perguntas feitas pela Folha de São Paulo ao candidato Kassab, era quase impossível fugir da pergunta: "o senhor é homossexual?" A dúvida pairou pela cabeça da população depois que a candidata oponente, Marta Suplicy, retirou de sua campanha uma propaganda televisiva com frases que poderiam levar à essa interpretação. A propaganda incentivava a população a conhecer o candidato e indagava: “sabe se ele (Kassab) é casado? Tem filhos?” (Tentou-se justificar a especulação pelo fato de Kassab ter chegado aos 50 anos e não ser casado).

Acurraldo, o candidato não só negou, como defendeu seu "sex appeal": "o que há de mulheres querendo se casar comigo..."

"Ainda bem que os marketeiros da Marta retiraram essa propaganda do ar, heim?" O que naturalmente não fez diferença alguma já que a repercussão foi quase a mesma. Desistir de veicular essa propaganda limpa a imagem de Marta Suplicy; a livra da acusação de baixar o nível do debate?

É problema um homem chegar aos 50 anos solteiro? Esperavam que ele fosse arrumar uma namorada de fachada, filhos, animais domésticos...tudo para sustentar a moral e os bons costumes da família aos 45 minutos do segundo tempo?

Um prefeito assumidamente gay no Brasil. O que mudaria? Chegaria a ser eleito?

8 Comments:

Blogger Priscila Cunha said...

E para não perder a piada: alguém aí se candidata a se casar com Kassab?
De repente, a gente resolve o problema dele, de mais alguém e o blog ganha até uma utilidade!

Outra utilidade é brincar: complete a frase do Kassab!
"O que há de mulheres querendo se casar comigo..."

a- nos meus sonhos.
b- depois que eu vencer essa eleição.
c- quando eu celebro casamentos.
d- em Las Vegas.
e- pergunte à minha mãe?!

(...)

1:51 PM  
Blogger Flavimar Dïniz said...

O povo é muito cabeça dura, né? Se o cara é solteiro a tendência é de que ele terá mais tempo para gerenciar a cidade, porque não vai ter que se preocupar com mulher, filhos, cachorro, papagaio, periquito... Ao contrário do que se ele for casado, porque além de comandar a cidade tem que estar presente na dinâmica da casa.

3:01 PM  
Blogger Ruleandson do Carmo said...

Será que a Marta fez dessa forma mesmo? É dela o projeto de casamento gay, né, gente?! Acho que não é bem assim... E as pessoas não o elegeriam se fosse gay assumido, e isso não é culpa da Marta!

4:34 AM  
Blogger Unknown said...

O maior e mais competente administrador de MG é gay (dizem).
Olha, há gays e gays. Como há homens e homens, mulheres e mulheres. O cara que quer ser eleito, obviamente, tem que ter aceitação do povo. Nessa hora, entram os artistas das campanhas políticas. Qualquer um é eleito com uma boa campanha política. Não adianta querer bancar o salvador das causas das minorias que isso não cola (O Quintão tá direcionando a sua campanha aos evangélicos? Não, porque ele não é burro. Nada contra a religião, mas ele simplesmente não seria eleito se ficasse explorando sua condição de evangélico. Mesma coisa com um gay. Se ficar explorando isso, não vai ter aceitação).

4:54 AM  
Blogger Unknown said...

Podemos até pensar nessa questão de "vida particular" no caso da candidatura à presidência em 2010. Será que certos candidatos terão que sossegar suas vidas um pouco desviadas para suportar uma campanha?
Será que certos candidatos perderiam votos se os adversários insistissem em mostrar ao povo a vida pessoal conturbada do seu rival??
PAGO PARA VER.

5:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu acredito que a estratégia da Marta era colocar Kassab numa "sinuca de bico". Ela joga no ar e deixa ele se defender. Se ele der uma de machão e demonstrar algum preconceito ele perde os votos dos homosexuais, se for indiferente perde os votos dos conservadores. O certo seria encontrar um equilíbrio e sair dessa sem mostrar nenhum lado, mas não é tão fácil assim. Mas parece que a Marta percebeu que isso poderia soar como preconceito por parte dela e retirou deixando a dúvida no ar.

5:51 AM  
Blogger Unknown said...

Hahaha... como comentei no outro post: Viva o circo das eleições!

7:16 AM  
Blogger Valmique said...

Curioso... Curioso...

Acredito q isso tenha sido planejado, não necessariamente pela Marta, porque como ela grava um comercial desses sem saber o "seu destino" como ela alega na matéria? E ela, com visões de liberdade sexual nao iria perceber isso no texto?

Planejado ou não acho de profundo mau gosto tudo isso. 1)A Marta de gravar um comercial desses, com pergutnas pessoais. A mesma coisa um candidato religioso perguntar "vc sabe se o fulano/fulana acredita em deus?" Bláh!

2) o Kassab responder que há mulheres querendo casar com ele ao ser perguntado se era gay (o que não quer dizer nada se há mulher atrás com o fato de não ser gay),

3) o preconceito das pessoas no fato dele ser soletiro aos 50 e relaconar isso a possibilidade de ser gay. A sociedade é muito atrasada e eu lamento muito.

Entretanto, a discussão proposta no AVT de refletir sobre um candidato gay é válida. E é isso que deve ser tirado dessa "polemicazinha". Parabéns Pri!

Adoraria ter um prefeito gay na minha cidade, um presidente gay no meu país, ou uma mulher nessses postos de comando, sobretudo em uma sociedade machista como a nossa.. mas acima de tudo, quero ter um ser humano com senso de justiça, democracia e liberdade mental para avaliar diversas questões das minorias e das pessoas em geral, e principalmente, sem valores machistas e religosos que interfiram em suas decisões. Porque no fundo é tudo a mesma coisa: heterossexual, bi, gay é tudo ser humano.

Gi, sei q vc não quis dizer o que vou escrever mas gay também é homem. É que temos que ficar atentos a essas pequenas associações/ções que fazemos no nosso dia-a-dia. Apesar d´eu acreditar que o gay é uma espécie de terceiro-sexo. Enfim mudei de assunto e aqui não é espaço para explorar isso.

Ah! Estava esquecendo o mais importante: divulguei no MUZA (www.muzablog.blogspot.com) essa dicussão Pri!

8:47 AM  

Postar um comentário

<< Home