terça-feira, junho 17, 2008

Fim dos Tempos


O novo filme de M. Night Shyamalan é o fim dos tempos! Quando o diretor de "O Sexto Sentido", "Sinais", "A Vila","Corpo Fechado" e "Dama na Água" faz um filme horroroso, é de se preocupar. O impressionante desse novo filme é o desperdício de uma idéia genial: suicídios em massa, simultâneos, em várias partes do mundo. Mas vontade mesmo de se matar, tem o espectador, logo após descobrir a causa de tanta tragédia.
Tenta-se, ao longo do filme, reproduzir o ambiente de "Sinais": o perigo está lá fora e os personagens não podem sair. A situação é mais crítica em algum lugar fora dali, o que nem por isso, deixa a situação confortável. A diferença é que em "Sinais" havia um perigo concreto. Os ETs (ou a exibição de parte deles) garantiam o clima tenso do filme e muitos bons sustos. Em "Fim dos Tempos", o perigo é tão abstrato (e tão idiota) que dá até um tom trash. Somado a isso, falta o elemento surpresa. Personagens e trechos da história que prometiam algo mais interessante acabam na mediocridade (inesperada, ao se tratar de Shyamalan). A complexidade da criança de "Sexto Sentido", do padre em "Sinais" e até do vilão de "Corpo Fechado" dão lugar a um protagonista bobo, um esteriótipo de cientista-nerd, mas que pensa pouco diante de respostas tão prontamente oferecidas. As atuações também deixam muito a desejar.
No geral, a trama foi até bem desenvolvida em torno da causa. O problema foi uma causa boba para o desastre, o que resultou em um roteiro fraco.
Em suma, um filme surpreendentemente bobo. Um desperdício de genialidade. Perdoável, afinal, ninguém é perfeito o tempo todo. Mas por enquanto, ficamos sem o lançamento de um bom filme de suspense.

Ficha técnica

Título em Português: Fim dos Tempos
Titulo Original: The Happening
Ano: 2008
Produção, roteiro e direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Joel de la Fuente e Victoria Clark.

6 Comments:

Blogger Filipe Gouvêa Reis said...

Pena viu.. Tava com uma certa expectativa de ser um filme que valesse a pena de ver na telona..

Próximo da lista?

5:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esse filme não pode ser de Shyamalan. Algum doente o obrigou a assumir a autoria desse "Fim dos Tempos". Não tem nada dos vários elementos que ele sempre coloca nos filmes dele. E a prova mais clara: O filme é ruim.

Ótima crítica!

7:18 AM  
Blogger Valmique said...

Adoro os filmes do Shyamalan, sobretudo as idéias.

Ainda não vi FIM DOS TEMPOS, mas vou ver. Logo, depois digo o q achei. Mas no geral o pessoal está "odiando". O que vem acontecendo com ele depois de O sexto sentido... uma pena.

7:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esse cara já se consolidou como maior frustração de Holywood naquela palhaçada que foi o Dama da Água. E isso foi anunciado já que o nível caia a cada produção.
Surpresa mesmo é as pessoas irem assistir aos filmes dele depois de tanto besteirol.

"I see a dead film maker"

11:07 AM  
Blogger Valmique said...

Vi o filme! aê!

Bem, acho a idéia interessante. Mas ele a desenvolveu muito mal. Muito mesmo. O Filme é muito longo e há personagens e situações desnecessárias como "a velha".

Mas gostei mesmo da idéia, apesar de não aguentar mais papo verde, e dá forma como ele a desenvolve até o meio e um pouco do final.

bjo

11:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

O Shyamalan surgiu como grande promessa ao escrever o sexto sentido. De fato, um filme surpreendente. Mas na minha opinião foi sua única obra que valesse realmente a pena. Corpo fechado, a vila e sinais são "assistíveis" mas sem nenhum glamour. A vila mesmo achei tão previsível que previ o final sem dificuldades. Quanto a dama na água, comecei a ver esse filme e parei no meio, achei que já era demais ter perdido minutos preciosos da minha vida vendo aquele lixo, e "remediei" antes que a perda fosse maior. Esse último não cheguei a ver, mas pelo trailer e por comentários que ouvi, se trata de mais uma "bomba".

11:49 AM  

Postar um comentário

<< Home