segunda-feira, outubro 27, 2008

Uma geralzona do Intercon 08

Merda acontece. Mesmo que os amigos digam o contrário.

No sábado passado, rolou o Intercon 2008, no auditório do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. De início, pudemos notar que estava bem mais lotado que a edição do ano passado. E foi bem no início que os problemas começaram a aparecer.
Às 8h, o dia já estava estupidamente quente. No saguão do auditório, as pessoas se aglomeravam. Enfrentavam fila para o credenciamento e outra fila para pegar uns radiozinhos por onde ouviriam todas as palestras. No rádio, a piada: o extravio implica ressarcimento de U$S 250. No meio da crise econômica, a gente descobre a valorização dos produtos "made in 25 de Março". Com R$ 570, daria para comprar um super rádio, um que não sugasse a bateria no meio da palestra e lhe fizesse ir trocar duas vezes.
Depois do atraso, justificado pela dificuldade de linkar o áudio e o vídeo, o auditório foi aberto. Finalmente, o ar condicionado! As estrelas do evento Luli Radfahrer (vestido de lixeiro para representar o lixo na web) e Fábio Seixas davam as boas vindas. Pediam desculpas pelos inconvenientes. E mal sabiam que o pior estava por vir.

A idéia do evento era possibilitar o acompanhamento de duas palestras simultâneas: a principal e uma mais curta, chamada de FF. Ao mesmo tempo, também aconteciam duas oficinas: Photoshop e Programação (entenda oficina como um cara falando e a platéia assistindo). Tudo poderia ser acompanhado via rádio, com um canal para cada palestra.
Mas, quando começou, somente um canal funcionava. Nas oficinas, não havia microfones e o pessoal mais afastado do palestrante não ouvia nada. Ou seja: o jeito era ouvir a palestra principal e aguardar a organização do evento resolver o que seria feito. Paralelo a isso tudo, a internet rastejante da Dial Host. Simplesmente, não segurou o evento.
Muitos problemas aparecendo e a solução para acalmar os nervos foi um show de humor, do tipo stand up comedy dos Deznecessários. Um humor agressivo e cheio de palavrões gratuitos. Ou simplesmente, mal humor meu. Eu não sei, mas, não consegui achar engraçado o sujeito em cima do palco dizer pra mulher que saía do auditório: "e aí, gostosinha! Vou te comer de tal e tal jeito..." Mas, confesso que dei boas risadas nas mais leves e achei genial um "traficante gay super macho" como personagem.
Pausa para o almoço. Depois disso, o evento finalmente engrenou. As oficinas continuaram sem microfones, mas, poderia-se ouvir as palestras em alto e bom som. E foi então, que o Intercon começou a dizer a que veio.
Resumidamente (depois, nos aprofundaremos em cada assunto), as últimas palestras sobre inovações foram excelentes. E acabaram por revelar um inconveniente grave da nova proposta: enquanto de um lado, as palestras eram leves e interessantes, do outro, expunha um especialista da Oracle ao ridículo. Uma palestra extremamente descontraída competia com uma muito técnica. Resultado: 99% do auditório olhava para a direita, enquanto, na esquerda do palco, um palestrante encerrava sua palestra sem um aplauso sequer.
A idéia de ouvir duas ou mais palestras ao mesmo tempo é polêmica. Não é impossível, mas, por mais multimídia que seja o ser humano, não há como prestar atenção em tudo. Uma coisa é usar o computador, ouvir música e ver TV. Outra é tentar prestar atenção em duas palestras que lhe despertam igual interesse (e ao mesmo tempo, ouvir uma oficina). "Quando o evento é bom, a gente nem se lembra de tudo, só se lembra de que é bom", dizia o Luli. Eu entendo o que ele quis dizer, mas, prefiro sair de uma palestra, de uma aula, de um livro, o que for, lembrando do que eu vi. Não é para isso que a gente se dispõe a procurar conteúdo? Ainda bem que há a disponibilidade de ver os vídeos e rever as palestras. Só não cola essa idéia de alguns cults da platéia de que se você não acompanhou os três eventos, obviamente tem problema mental. A própria organização deixou claro que o interessante era a experiência do ao vivo.
O FF se encerrou com lágrimas emocionadas do Luli, que se dizia orgulhoso em participar do primeiro evento do mundo a reunir duas palestras em um mesmo auditório.
Para encerrar o evento, a dinâmica palestra dos Fat 5. Em poucas vezes, vi palestrantes tão empenhados em fazer algo interessante para o público. Mas, pena que não houve tempo para fazer tudo que organizaram. Era visível a decepção deles (e a do público também). Mas, ainda assim, foi muito interessante.
Ao final, sorteio de brindes. Depois, fila para entregar os rádios, pegar os certificados e deixar o local. Mais um pouco de "calor humano".

Fiz essa descrição detalhada não para destruir a imagem do evento, mas, para demonstrar que houve problemas graves e que nem todos se devem ao serviço prestado pelos técnicos de áudio (por mais que a liga de blogueiros amigos insista em colocar panos quentes na situação). A postura da Imasters de não negar que os inconvenientes aconteceram e mostrar que estavam empenhados em resolver, foi bem acertada.
Ouvi algumas pessoas dizerem que "para inovar é preciso errar etc", mas, coincidentemente, eram as mesmas pessoas que criticavam o NBC08. O que nos faz lembrar daquela velha máxima: "que não atire pedra quem tenha o telhado de vidro".
Merda acontece. Todo mundo sabe. Principalmente, quando se tenta inovar. É claro que uma forma diferenciada agrega valor ao evento. Mas, não se pode deixar que "os erros de uma proposta inovadora" prejudique o principal: o conteúdo.
No ano passado, as palestras foram apresentadas de modo "tradicional", divididas em dois dias. Não houve falhas e todos saíram muito satisfeitos. Nessa edição, quase que o Intercon joga por água abaixo a boa imagem do primeiro ano (já que houve tantas falhas de terceiros). É preciso equilibrar os riscos e às vezes, aceitar que o mais simples pode não trazer fama, mas pode ser o que trará o melhor resultado.
Mesmo com os inconvenientes, o Intercon 08 foi uma experiência muito interessante e espero que no ano que vem seja melhor. Mais adiante, aprofundaremos nas melhores palestras. Aguarde!

Fotos de Rafael Damasceno.

7 Comments:

Blogger Unknown said...

Alguns comentarios:

"Só não cola essa idéia de alguns cults da platéia de que se você não acompanhou os três eventos, obviamente tem problema mental."

Ouvi algo parecido tb na platéia, (tipo o cara se achando sobre como ele anotou TUDO das duas palestras ao mesmo tempo), mas acho que é um pouco aquela fábula do rei que está nu - acho que metade das pessoas que fala que essa idéia de 2 palestras ao mesmo tempo é "genial", na verdade nao conseguiu acompanhar e nao quer parecer burra.

Eu gostei do formato, mesmo pq é melhor a minha atenção desviar para uma outra palestra do que desviar para o celular, bolsa, livro, caderno, como costuma acontecer comigo.

Outra coisa - se mantiver este formato, é ideal que as palestras sejam *complementares, mesmo pra nao ficar com um monte de informação misturada na cabeça.

Uma das palestras que mais me rendeu foi quando de um lado se falava em gerenciamento de projetos, e do outro, se falava em idéias para projetos. Achei que as palestras nao tinham 100% de sintonia mas achei bastante inspiradora essa experiência.

Outra coisa que me ocorre - eu adorei estar conectada em duas palestras, mas é que nem correr uma maratona. Desmaiei quando cheguei em casa.

Assim como as pessoas não querem estar 100% conectadas, 100% interativas, elas também não querem ser 100% multitarefa.

Td bem q o evento não teve 100% de palestras simultâneas rs mas acho que é um recurso interessante, se usado com moderação.

8:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esse novo formato de palestras foi uma coisa bem bakana...achei super legal poder ver uma outra palestra quando a que estava começava a me encher...muito prático...e agora começam a aparecer os verdadeiros comentários sobre o evento...abs

11:03 AM  
Blogger Priscila Cunha said...

Duas palestras complementares (ou mais ou menos parecidas) seria uma boa sim!
Na da Oracle, eu fiquei com certa pena do palestrante. Não que a dele não fosse boa (vi gente que curtiu bastante), mas, a outra era mais atraente para a maioria...

11:11 AM  
Blogger Priscila Cunha said...

Recebi uma mensagem via Twitter de Rafael Ribeiro, da Imasters. Ele disse que gostou da sinceridade do texto e que a Imasters fará tudo para que o evento de 2009 seja melhor.

Não tenho dúvida. Como disse o Rafael Damasceno, a Imasters também organizou a edição do ano passado e foi show de bola!
O bacana é a Imasters não ser fascista e aceitar as críticas numa boa. E é como eu falei: não negar que os problemas aconteceram. Mas, trabalhar para contorná-los.

12:01 PM  
Blogger Giovanni said...

Bem, eu gostaria de aproveitar o "ensejo" e complementar meus comentários postados na Lápis Raro. Acho que são coisas simples e que poderiam ser utilizadas, ou pelo menos as idéias adaptadas ou estudadas.

Primeiramente, o roteiro entregue das atividades: será que a melhor forma para mostrar eventos simultâneos é a de uma folha, com horários "repetidos" nos lados? Será que não teria sido mais interessante um plano sequencial contendo "11h30 - Palestra 1", logo abaixo "11h30 = Palestra 2"? Assim você se concentra no horário, e não tem de fixar na cabeça que existe 11h20, 11h15, 11h34 etc cada hora num setor diferente da folha - se está sequencial voce simplesmente acompanha e decide se fica ou não no auditório. Não precisa ficar virando e desvirando o papel toda hora, ainda mais quando ocorrem atrasos.

Plano B para o roteiro: não sei se é viável, mas acredito que em eventos onde ocorrem MUITAS coisas integradas, a possibilidade de dar "pau" em alguma hora deveria ter sido levado em consideração e a reimpressão - em preto e branco mesmo - do plano das atividades deveria ter sido repensada. Poderia ser complementado com uma espécie de roteiro dinâmico, que pudesse ser mostrado no telão de tempos em tempos, também fixo no site do evento. Eu mesmo não sabia o que tinha ou que não tinha sido cancelado, remanejado, etc.

Palestras simultaneas: Acredito que devam ter temas relacionados, para evitar o que aconteceu com a palestra sobre segurança. O público bateu palmas apenas quando Fábio Seixas disse "Obrigado pela sua palestra". E a palestra foi excelente apesar de excessivamente técnica: assim, como a priscila disse, acho que essas "junções" deveriam ser pensadas.

Placas: acredito que informação objetiva nunca é demais. Num evento desse porte, com MUITAS atividades simultâneas, e ainda com atrasos - faixas ou placas com o nome do palestrante, o canal e o tema da palestra seriam interessantes. Poderia ser por exemplo logo abaixo do "macbook" que cada um utilizou. Nem todos conhecem todos os palestrantes, nem todos estavam no auditório no momento das palestras, enfim: um detalhe que a meu ver não "custa" nada.

Bem, só algumas idéias. Acredito que os organizadores devam acatar as opiniões com muita humildade e abertura a opiniões.

1:48 PM  
Blogger Filipe Gouvêa Reis said...

Concordo com a visão do evento descrita no post. A idéia da inovação era realmente muito boa, mas tava na cara que tinha que testar exaustivamente a questão técnica pra que tudo funcionasse direitinho.

Já tinha ouvido alguns palestrantes pessoalmente e conhecia outros da Internet. Gostei demais dos conteúdos apesar de que sim, o palco duplo confunde e destrai um pouco as vezes.

Foi MUITA sacanagem com o cara da Oracle o que fizeram. Tinham que ter pensado nisso antes na hora de formular as 'duplas'. Ninguém nunca deve ser submetido a uma situação daquela, de dar uma palestra a uma plateia onde 99,8% das pessoas estava de rosto virado para o outro lado.

Fazendo o contra-ponto, muito legal essa atitude do imasters de se dispor a ouvir as criticas e prometer corrigir os bugs na próxima edição.

1:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

hepatoxicity interpretive kabi rani unfinished rotation picasa cottage blatchington nitrogen migrate
semelokertes marchimundui

11:23 PM  

Postar um comentário

<< Home