quinta-feira, maio 12, 2005

"Moda"...

Bulimia: lento suicídio para "engordar" o ego

Eu detesto escrever em primeira pessoa. Mas não posso deixar de usar a experiência própria para demonstrar o quanto essa nova onda de bulimia me revolta. Há algum tempo atrás, tive um grave problema estomacal. Em conseqüência, vômitos durante duas semanas ininterruptas. É claro que no segundo dia de mal estar já fui procurar ajuda médica, que a princípio, não explicitou grande preocupação. Passado algum tempo, me surgiu um pequeno problema: não havia mais veias para instalar o soro. Sem ele e com toda aquela onda de vômito, provavelmente, eu desidrataria e “conheceria o plano espiritual mais cedo”. Para evitar o pior, a solução era tomar água (em copinhos de café) até que as veias ficassem novamente fortes para receber o soro. No entanto, o estômago não aceitava aquela quantidade de água. Então, diminuímos a quantidade para uma colher de água, em intervalos de 15 minutos e, dado os enjôos, 30 minutos.
Hoje, meu estômago passa bem, obrigada. Freqüentemente, me perguntam do que eu senti mais falta de comer já que o tratamento me exigiu uma rígida dieta. Respondo que a dieta foi fácil. A saudade que me dava no hospital, era da água! A pior sensação que eu já senti nessa vida era ter muita sede e ser obrigada a tomar água usando colherinhas! Cada vez que eu bebo um copo d´água, vejo o quanto a bebida é gostosa! Água é uma delícia! Quando a água desce pela minha garganta, o suficiente para matar minha sede, lembro do tanto que as circunstâncias outrora foram difíceis...
Na semana passada, o assunto predileto da mídia foi “bulimia”. O Fantástico exibiu uma matéria sobre o assunto, logo após, alguns veículos impressos se lançaram nessa busca de denunciar essa" nova doença". Comecei a desconfiar que a bulimia fosse a doença da moda. E não consigo me posicionar de maneira indiferente: repúdio a essa nova forma de auto - depreciação. Enquanto eu rezava e chorava no hospital para que os vômitos parassem e eu pudesse beber, pelo menos, água, essas guriazinhas PROVOCAM os vômitos para emagrecer. Enquanto eu sofria por estar emagrecendo rápido demais, da pior maneira possível, essas jovens mulheres vazias optam pela falta de saúde, pela dor. Tudo isso em nome da vaidade! (Como se magreza fosse algo lindo!)
Quando eu tinha conhecimento desse absurdo, morria de raiva. Por sorte, o vômito provoca fraqueza, caso contrário, eu teria espancado umas 10 pessoas, durante aquele período do “deslize de saúde”. Não preciso nem dizer qual foi a primeira suspeita do médico para o meu quadro clínico, basta observar as perguntas: “Você é modelo? Tem preocupação excessiva com peso? Andou fazendo dietas mirabolantes, desejando perder peso de qualquer maneira?” Pra mim, aquilo não poderia soar como absurdo maior. Eu pesava 47 kg, como poderia estar desejando emagrecer? Pelo meu olhar de repúdio, o doutor logo viu que o caso era outro. (Por que todas as mulheres magras têm de ser modelos? Odeio essa idéia ridícula quase no mesmo tanto que odeio ser magra.) Respondi, além do olhar, que não foi pra ser modelo que eu estudo e sempre estudei (e muito!), durante a minha vida toda. Foi então, que ele me explicou que atende a milhares de mulheres com esse mesmo quadro clínico, porém, devido a vômitos provocados. No final da consulta, ficamos felizes ao saber que não se tratava de um problema de personalidade, e sim, patológico. Depois dos devidos, cuidados tudo voltou ao normal, exceto meu peso, claro! Esse sim, foi o maior dos problemas.
Percebi, então, que ainda sofro de uma patologia grave: a intolerância! Não tão pior quanto os vômitos, propriamente ditos, eram as perguntas idiotas que eu tive de responder após o período de internação. Coisas do tipo: “Ce ta muito magrinha, né? O quê, perdeu 5 Kg em uma semana? Que inveja!” Inveja? De quê? Perguntava eu, ao me lembrar das injeções de soro, da sede... E as perguntas continuavam: “O que você teve? Vômito? Como ce fazia pra vomitar? Enfiava o dedo na garganta?” (Ôôô vontade que me dava de responder a essas gurias o que elas tinham de fazer com esse dedo que queriam enfiar na garganta!) “Você é vegetariana, por isso é magrinha? Aposto que cortou os carboidratos e os lipídeos, né?” Essa era a menos pior para responder. Foi um inferno. Como eu me sentia péssima estando magra daquele jeito! Como é feio essa gente magra!
Não consigo pensar o que faz uma mulher cometer um absurdo desses. Eu não passaria por aqueles vômitos nunca, se tivesse tido escolha. Por que essa busca pela magreza, pela feiúra? Essas mulheres emagrecem tanto na busca pela beleza, que se tornam “monstras”, aberrações em pelo e osso. E o que me surpreende são os absurdos que se propagam rapidamente na Internet pregando o contário: grupos e mais grupos “pró Ana”. Recuso- me até a falar as asneiras que vejo nesses sites para não ser esta, mais uma forma de divulgação desse absurdo!
O que se percebe é uma propensão ao masoquismo. Há tantos meios mais rápidos para se matar, não há outra justificativa para a escolha do método bulímico! Uma vida, em troca de um corpo aparentemente "perfeito" (duvido que as funcções orgânicas não se encontrem em comprometimento). Até que ponto a vaidade é saudável? Vale a pena correr o risco de morrer para estar em dia com os padrões estéticos da sociedade atual?

Isso tudo me revolta a ponto de me causar náuseas!
E com licença, caro leitor, termino esse texto para beber um bom e maravilhoso copo d´água! Talvez, daqui a pouco, eu coma um doce bem calórico, que além de não me deixar magra, vai me dar mais sede e eu vou beber mais água! E talvez, um refrigerante, um suco...

Ah, já ia me esquecendo. Quando me essas antinhas me perguntam o que eu faço pra ficar magrinha sem ir à academia e sem vomitar, respondo com a melhor das caras sérias: bebo xixi. Não sabia que xixi emagrece??? Bebe pra ver...


(Não, não é por isso que eu bebo água.)

Agradecimentos a todos os visitantes.

(A propósito, agradeço as críticas e sugestões que recebo por e-mail, apesar de não entender porque as pessoas não usam esse “comment” aí embaixo.)

Não tenho tido tempo pra atualizar o blog, mas assim que possível, posto novos textos: “Vaga de estágios em Comunicação, Reforma Publicitária (e os novos absurdos das propagandas), Casamentos temporários, “dicas” de redação e sei lá o que me der vontade de escrever!

11 Comments:

Blogger Priscila Cunha said...

"Me dá um copo d´água!"
Eu não podia deixar de fazer essa alusão ao "Bonequicha" da brilhante "Fábrica de Quadrinhos"! Já sei que mais gente se lembrou disso qdo leu essa postagem!
Quem não viu ainda, não perca tempo!

10:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! QUEM LEMBROU???? \o/ \o/

Gostei mto do texto, Pri! Eu tb acho uma estranhesa essa busca pela magreza. Mas eu já li coisas a respeito que a boa parte dessas mulheres sofre com um chamado de desvio de imagem, que é coisa patológica tb. Se acham gordas e não são... Acho que mtos casos, mesmo de vômitos provocados para emagrecer, têm um fundo patológico. Se não for patológico, é um problema, no mínimo, psicológico, que deve ser tratado como tal, já que há casos até famosos de mulheres que morreram por causa da bulimia(provocada). A menina do Carpenters, por exemplo. Enfim... tem 9 meses que eu busco meus 3 quilos e naõ acho. Se alguém tiver um santo remédio aí, me fale, pq nem chocolate resolve! (risos)
Saudades Pri! E parabéns, sempre!
Da amiga,

3:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Corega Pri,
como sempre, adorei os seus textos!! Principalmente esses dois últimos e o primeiro sobre o "barreiras da comunicação". Vejo que as minhas aulas de "como escrever bem um texto" estão dando resultados excelentes! Parabéns!
Aqui vai uma dica: no texto sobre publicidade, favor citar a maravilhosa propaganda da Faculdade de Itaúna (aquela que tem a foto de uma mulher loira de top (!!!!) e está espalhada pela Cristiano Machado e alguns veículos impressos).
Beijos da sua professora!

5:21 PM  
Blogger Priscila Cunha said...

Essa da faculdade de Itaúna é a mais foda que eu já vi na minha vida!!!
Pode ter certeza que não vai passar em branco! Vou até tentar tirar uma foto do outdoor! PQP, essa é de doer mesmo!
Valeu por ter me lembrado...

8:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Pri!
Seu blog está ótimo! Vou passar a freqentá-lo mais vezes. Adorei esse seu texto em 1º pessoa... Mas, a Bulimia não é causada por uma simples vaidade. É um Transtorno Alimentar que precisa ser tratado com multidisciplinaridade, inclusive Psicologia. Porém, existem as "guriazinhas" que provocam vômitos esporádicos, como por exemplo, antes de uma festa badalada.
Bem, passei pra lhe parabenizar pelo blog e deixar um comentário.
Bjão!

8:45 PM  
Blogger Priscila Cunha said...

Naturalmente, a bulimia é uma patologia.
Mas, acredito muito que se o padrão de beleza fosse o do século XVI, provavelmente, os vômitos seriam provocados pelo excesso de comida, num movimento natural do estômago.
Com certeza, é uma questão de má aceitação, nem discuto essa questão.Qdo a gente se refere a "ego" não quer dizer exclusivamente vaidade. Freud se revira na cova cada vez que alguém comete um erro desses. Não quis me aprofundar na questão do ego pq não sou psicóloga, passo a bola pra Tis mesmo! hehehe
Mas o interessante é a nova doença por trás da bulimia. As bulímicas não tem consciência da doença, se vêem gordas etc e tal...A patologia mais grave é a desses anormais que se integram ao "pró - Ana". Esses sim, já têm consciência. É um absurdo do tipo: "bulímicas do mundo, uni-vos!"
A grande crítica aqui foi essa. E essa a justificativa nesses sites não é nenhum argumento patológico ("amigas, nós somos doentes mesmo, vamos emagrecer!"). O argumento é: magreza é lindo! ("Veja essas fotos de gente obesa. É assim que vc quer ficar? Bonito é isso, magreza ao extremo!...")
Que essas meninas precisam de ajuda, que se trata de um processo patológico, é inegável.

Como sempre, obrigada pelos comentários!

8:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

priscila, passei por aqui para ver seu blog e te cumprimentar pela iniciativa... aliás, ando achando seus textos bem interessantes e bem redigidos... vá afiando o bisturi, uma hora chega a sua vez...

parabéns...

flávio boaventura.

1:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

bem interessantes é foda... naturalmente eu quis dizer bastante interessantes...

é isso aí!

1:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Só hoje arrumei um tempinho pra ler seus textos. Que coisa mais sofrida! é bom que tá dando pra ver como você se sai em cada estilo. No drama pessoal dou nota 8,5.

3:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sensacional, não é a toa que você é uma das pessoas que eu mais adimiro.

7:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

8,5?? O cara daí de cima é o maior prego!

Ta bacanésimo viu! Ganhando elogios até de gente chique!
Continue brilhando essa sua estrelinha!

2:38 PM  

Postar um comentário

<< Home